(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja a programação do Domingo de Ramos em BH e na região metropolitana

O domingo é reservado à bênção dos ramos bentos, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém


postado em 24/03/2018 06:00 / atualizado em 24/03/2018 08:31

(foto: Túlio Santos/EM/DA Press - 20/03/2016 )
(foto: Túlio Santos/EM/DA Press - 20/03/2016 )
As cerimônias da semana santa em Minas, principalmente nas cidades de passado colonial, atraem milhares de visitantes interessados em acompanhar os cortejos com as imagens barrocas, pelas ruas estreitas; assistir às encenações da Paixão de Cristo, no calvário montado no adro das igrejas, com as figuras bíblicas; ouvir os cânticos em latim, em especial os tradicionais motetos, e o lamento da Verônica; e participar das missas e dos ofícios, nos templos que trazem os altares cobertos de tecidos roxos.

Na última semana da quaresma, a programação incluiu o setenário das dores, com a representação das sete dores de Nossa Senhora. O Domingo é reservado à bênção dos ramos bentos, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo vai presidir, amanhã, duas celebrações: às 11h30, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, e às 17h, na Tenda Cristo Rei (terreno da Catedral), que fica na Avenida Cristiano Machado, 11.910, no Bairro Juliana, na Região Norte de BH.

Nas igrejas do interior, os fiéis já sentem o cheiro de rosmaninho, manjericão, alecrim e outras plantas que dão o tom da semana santa. Em Santa Luzia, a procissão de Ramos será às 18h, com saída da Capela de Nosso Senhor do Bonfim, no Centro Histórico, seguindo-se de procissão em direção ao Santuário de Santa Luzia. Ao final, leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em Sabará, será de manhã, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro: às 8h30, haverá a bênção de ramos, com procissão até a Igreja de São Francisco de Assis. Uma das mais bonitas solenidades ocorrerá à noite (19h), com missa e ofício de trevas (20h).

A programação completa da semana  santa na Arquidiocese de BH está no site arquidiocesebh.org.br.

 

Domingo de Ramos


Belo Horizonte

Paróquia Jesus Ressuscitado
» 8h – Bênção dos ramos e missa celebrada pelo bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira de Lacerda. A procissão sairá da comunidade Nossa Senhora da Conceição em direção à igreja de Nossa Senhora da Abadia, no Bairro Lindeia, na Região do Barreiro.

Tenda Cristo Rei (terreno da Catedral)
» 17h – celebração eucarística, na Tenda Cristo Rei, presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo. A tenda fica na Avenida Cristiano Machado, 11.910, no Bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte
» 19h – Missa e bênção dos ramos, no Santuário São Paulo da Cruz, na Rua Domingos Gatti, s/nº, no Barreiro de Baixo

Caeté (Serra da Piedade), na Grande BH

» 11h30 – celebração eucarística, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, seguindo-se bênção dos ramos e procissão

Santa Luzia, na Grande BH 

» 18h – Bênção dos ramos na Capela de Nosso Senhor do Bonfim, no Centro Histórico, seguindo-se procissão em direção ao Santuário de Santa Luzia. Ao final, leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Sabará, na Grande BH

Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro
» 8h30 – Bênção de ramos, seguindo-se procissão até a Igreja de São Francisco de Assis, onde haverá missa. À noite (19h), haverá missa e Solene Ofício de Trevas (20h)

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)