(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja como vai ficar o clima no outono que começa nesta terça-feira

Estação vai até dia 21 de junho; características específicas da época seguem neste ano


postado em 19/03/2018 10:54 / atualizado em 19/03/2018 12:20

Nesta segunda-feira, BH tem céu ensolarado a parcialmente nublado e há pequena chance de chuva durante o dia (foto: Paulo Filgueiras/EM/ D.A Press)
Nesta segunda-feira, BH tem céu ensolarado a parcialmente nublado e há pequena chance de chuva durante o dia (foto: Paulo Filgueiras/EM/ D.A Press)
Com início previsto para 13h14 desta terça-feira, o outono promete ter temperaturas amenas e queda no registro de chuva em Minas Gerais. As manhãs também devem ser marcadas por sensações mais intensas de frio até 21 de junho, quando a estação dá lugar ao inverno, segundo o Centro de Meteorologia da Cemig. 

Neste ano, o fenômeno La Niña deverá ter menos influência nas condições climáticas. Assim, haverá uma redução no volume de chuva, que deverá ser acima da média apenas nos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce. 

“Com relação à chuva, elas devem ficar ligeiramente acima da média nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Doce, principalmente em junho e dentro da média nas demais regiões”, afirma Arthur Chaves, meteorologista da Cemig.

Ainda conforme a companhia, características comuns no outono, como nevoeiros e geadas nas primeiras horas da manhã, e inversão térmica - quando a umidade relativa do ar atinge índices abaixo de 30% -  serão registradas neste ano. 

“Portanto, durante o outono ocorrerão temperaturas abaixo da média apenas no mês de junho, principalmente no Centro-Sul e Leste do estado. Entretanto, isto não exclui a possibilidade de que alguns dias fiquem acima ou abaixo dos valores esperados”, explica Arthur Chaves. 

A média de temperatura esperada em Minas Gerais durante a passagem a estação é entre 11 e 32 graus, conforme a Cemig. 

Previsão do tempo

Durante esta semana, Belo Horizonte e região metropolitana devem registrar céu ensolarado a parcialmente nublado. Pancadas de chuva de mais intensidade são previstas a partir de quarta-feira, quando o céu fica nublado e haverá ligeira queda nas temperaturas, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Temperaturas variam, nesta segunda-feira, entre 19 e 31 graus na capital mineira. A umidade relativa do ar gira em torno de 45% á tarde, e há chance de pancadas isoladas de chuva de intensidade moderada nesta segunda e terça-feira. 

No interior de Minas Gerais, há previsão de chuva para os Vales do Jequitinhonha Mucuri e Rio Doce, Norte, Noroeste e Central do estado nesta segunda e terça-feira. 

Há também chance isolada de chuva para a Zona da Mata de Minas Gerais. Nesta segunda-feira, as temperaturas variam entre 13 graus, no Sul do estado, e 36, na Região Norte. 
 
*Sob supervisão do editor Benny Cohen


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)