(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Este é o vídeo com a formação da tempestade que causou estrago em BH

Outras imagens circulam no Whatsapp, mas não é possível ainda confirmar a veracidade ou atualidade do material, supostamente gravado em Caeté


postado em 17/03/2018 12:35 / atualizado em 19/03/2018 11:26


As imagens do canal Clima ao vivo mostram a formação das nuvens negras que desabaram em temporal sobre Belo Horizonte na tarde dessa sexta-feira (16/3). A tempestade surpreendeu moradores e deixou estragos como ruas alagadas e árvores caídas, além de desabamentos e soterramentos na capital mineira. O vídeo do Clima ao vivo foi publicado na própria sexta.

Circula em mensagens de Whatsapp outro vídeo, de autoria desconhecida, que supostamente registra o mesmo temporal, sob o ponto de vista de um passageiro que estaria em um ônibus, em Caeté na Serra da Piedade. Com as informações disponíveis até o momento, não é possível, contudo, confirmar a veracidade ou atualidade das imagens.

Fake news

No fim de fevereiro, um vídeo falso - também atribuído a formação de temporal na Grande BH - enganou muita gente nas redes sociais. De acordo com o Instituto Clima Tempo da PUC Minas, as imagens não correspondem a topografia de Belo Horizonte, conhecida por ser a capital dos relevos e morros.

As imagens foram registradas em Tucson, a segunda cidade mais populosa do Arizona, nos Estados Unidos em 2015. O vídeo que circula nas redes sociais foi editado. A versão original foi veiculada no canal no Youtube da Barcroft TV, uma emissora americana. Na edição, a legenda e o áudio original foram excluídos, o que reforça a possibilidade do engano.

(foto: Clima ao Vivo/ Reprodução)
(foto: Clima ao Vivo/ Reprodução)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)