(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

CNH Digital já está disponível em Minas: saiba como funciona

Documento é gratuito, opcional e será considerado válido no lugar da CNH de papel. Ele poderá ser acessado por meio de um aplicativo. Novidade já passa a valer amanhã em Minas


postado em 31/01/2018 12:18 / atualizado em 31/01/2018 13:20

Documento poderá ser baixado para o celular por meio de um aplicativo com senha. Ele gera um QR Code que pode ser lido por outro aparelho, confirmando a autendicidade(foto: Cristiane Silva/EM/DA Press)
Documento poderá ser baixado para o celular por meio de um aplicativo com senha. Ele gera um QR Code que pode ser lido por outro aparelho, confirmando a autendicidade (foto: Cristiane Silva/EM/DA Press)


Motoristas de Minas Gerais já podem solicitar gratuitamente junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), que poderá ser acessada por meio de um aplicativo para celular. Para ajustes técnicos de alguns órgãos e entidades de trânsito, a emissão obrigatória em todo o país foi adiada para 1º de julho. No entanto, em Minas, o documento já começa a valer a partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro, e será aceito em todo o território nacional, segundo o Departamento de Trânsito do estado (Detran-MG).  

A novidade foi apresentada em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira. “É um documento digital com toda a clareza e possibilidade de conferência e exportação de dados”, explicou o delegado José Marcelo de Paula Loureiro, coordenador de Administração de Trânsito do Detran-MG.

“É o primeiro documento digital posto a serviço do cidadão. A partir de 2 de maio de 2017, as CNHs com QR Code (Quick Response Code, que pode ser lido por meio de um aplicativo) começaram a ser feitas em Minas Gerais. A partir delas podem ser feitas as novas CNHs (digitais). Da nossa população de condutores de cerca de 6,6 milhões, cerca de 1,2 milhão já tem o novo modelo da CNH”, detalha o delegado. Os motoristas que já possuem o novo modelo de CNH de 2017 e estão com os dados atualizados no Detran, como e-mail e telefone celular, já podem solicitar o documento eletrônico no site do Denatran

Depois disso, o condutor deverá instalar o aplicativo no smartphone. Ele já está disponível para download na Google Play e na Apple Store. Para visualizar a CNH, o condutor terá que usar uma senha pessoal de quatro dígitos. Todos os dados do motorista são assinados digitalmente, o que garante a segurança do processo, segundo o Detran. Somente no primeiro acesso o motorista precisará usar conexão com a internet. Nas próximas vezes, será possível visualizar o documento off-line.  

Clique para ver mais detalhes da tela do aplicativo(foto: Reprodução da internet/Google Play)
Clique para ver mais detalhes da tela do aplicativo (foto: Reprodução da internet/Google Play)
O documento é válido em todo o território nacional e poderá ser apresentado no lugar da CNH de papel. O agente de trânsito, funcionário público ou comerciante que precisar verificar a legitimidade do documento digital do usuário, poderá utilizar um aplicativo leitor de QR Code, que vai gerar uma página com dados detalhados do motorista. 

Loureiro reforça que o novo sistema é seguro. “O aplicativo é pessoal para um telefone só, para uma senha de quatro dígitos. Não tem como colocar isso no telefone de outra pessoa, é seu. Caso você venha a perder seu telefone, ou danificou, com o código que você tem, você entra em contato com o Denatran pelo site, bloqueia, adquire um novo telefone ou resgata seu número e reinstala como se fosse um aplicativo de banco”, destacou o coordenador de Administração de Trânsito do Detran-MG. 

Órgãos fiscalizadores e comércio poderão conferir autenticidade do documento por meio de um leitor de QR Code instalado em outro aparelho(foto: Cristiane Silva/EM/DA Press)
Órgãos fiscalizadores e comércio poderão conferir autenticidade do documento por meio de um leitor de QR Code instalado em outro aparelho (foto: Cristiane Silva/EM/DA Press)
O Detran destaca que a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação Digital é opcional. Quem quiser, pode esperar a renovação da CNH, que tem validade de cinco anos, para receber o novo documento com QR Code ou tirar uma segunda via. Seja na versão impressa ou digital, a presentação do documento é obrigatória para fins de fiscalização e a falta do documento gera três pontos na CNH, retenção do veículo e R$ 88,38 de multa. 

O site do Detran publicou um passo a passo mostrando como emitir a CNH Digital. Confira clicando aqui


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)