(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo de Minas decreta emergência por febre amarela em 162 cidades

Decreto publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial incluiu mais 68 municípios na lista que já tinha 92 cidades


postado em 25/01/2018 11:03 / atualizado em 25/01/2018 11:22

Cobertura vacinal no estado é 82,61%, segundo a Secretaria de Estado e Saúde (foto: Leandro Couri/ EM D.A Press)
Cobertura vacinal no estado é 82,61%, segundo a Secretaria de Estado e Saúde (foto: Leandro Couri/ EM D.A Press)
O Governo de Minas Gerais aumentou para 162 o número de cidades que estão em situação de emergência devido ao surto de febre amarela que, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado e Saúde, já matou 25 pessoas em Minas desde junho de 2017. 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira em um decreto publicado no Diário Oficial. A medida altera o decreto feito em 20 de janeiro, que anuncia 92 municípios em emergência. Antes, apenas as regionais de Saúde de Belo Horizonte, Itabira e Ponte Nova que representavam 92 cidades, estavam incluídas no decreto. Com a alteração desta manhã, as áreas de Juiz de Fora e Barbacena foram incluídas. Juntas, as regionais contemplam 68 municípios. 

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado e Saúde, divulgado na terça-feira, além das 25 mortes confirmadas com o diagnóstico de febre amarela, Minas Gerais teve 47 casos confirmados da doença. Outros 99 pacientes, segundo o documento, estão sob investigação. 

A Região Metropolitana de Belo Horizonte e a Zona da Mata concentram a maioria dos casos. Na Grande BH, foram 12 mortes: seis em Nova Lima, duas em Belo Horizonte (as vítimas não contraíram a doença na capital mineira), uma em Brumadinho, uma em Rio Acima, uma em Mateus Leme e uma em Caeté. 

Na Zona da Mata foram registrados seis óbitos: em Goianá, na regional de Juiz de Fora, Mar de Espanha, Barra Longa, Porto Firme e Viçosa. Os outros registros de mortes no estado foram em Mariana, com quatro diagnósticos de febre amarela, Carmo da Mata, Barão de Cocais e Santa Bárbara que tiveram uma confirmação em cada  município, além de um óbito ocorrido em Poço Fundo, no Sul de Minas. O último diagnóstico, de acordo com a SES, “foi importado do estado de São Paulo”. 

Dos 47 casos, 44 eram do sexo masculino. Até o momento, não há relatos de que as vítimas, que tinham entre 15 e 88 anos, tenham sido vacinadas. A letalidade por febre amarela em Minas Gerais no período é de aproximadamente 53,2%, segundo a SES.
 
Em meio ao surto de febre amarela, que fez com que o Governo de Minas decretasse emergência, a cobertura vacinal da doença no estado é 82,61%. Segundo a SES/MG, aproximadamente 3.522.381 de pessoas não foram vacinados ainda, especialmente na faixa etária de 15 a 59 anos, que tem sido a mais afetada pelo surto.  

* Sob supervisão da subeditora Jociane Morais


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)