(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM lança operação em BH e reforça dicas para evitar roubos

PM reforça patrulhamento nas vias de polos de comércio da capital com mais 3,5 mil agentes. Tropa também foi mobilizada no interior mineiro


postado em 02/12/2017 06:00 / atualizado em 02/12/2017 07:48

A operação da PM foi lançada ontem na Praça Sete e muda de foco em 2 de janeiro, quando as preocupações se voltam para áreas residenciais devido às férias (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
A operação da PM foi lançada ontem na Praça Sete e muda de foco em 2 de janeiro, quando as preocupações se voltam para áreas residenciais devido às férias (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Um incremento de 70% no número de policiais que atuam nas ruas da capital mineira começou ontem a garantir a segurança dos grandes polos de comércio de Belo Horizonte por meio da Operação Natalina da Polícia Militar. O efetivo de 5 mil militares que faz geralmente o patrulhamento recebe, agora, outros 3,5 mil componentes da academia da PM, setores administrativos e também das unidades do Comando do Policiamento Especializado (CPE). O foco só muda em 2 de janeiro, quando entra em ação a Operação Férias Seguras, que visa, até o dia 2 de fevereiro, promover a segurança nas áreas residenciais, uma vez que muitas pessoas viajam e por esse motivo suas casas podem acabar vulneráveis à ação de ladrões.

Sem citar números, o coronel Winston Coelho Costa, à frente do Comando do Policiamento da Capital (CPC), disse que os últimos lançamentos de efetivo extra para as ruas conseguiram reduzir a criminalidade em 10% nas mesmas operações dos períodos 2014/2015 e 2015/2016. Em todo estado, a tropa de 43 mil policiais também foi mobilizada para priorizar as ruas ao serviço burocrático para garantir o mesmo nível de segurança nos demais municípios mineiros.

As operações foram lançadas, ontem, na Praça Sete, em evento que contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), que não teceu qualquer comentário sobre esse incremento de segurança. Simbolicamente, o efetivo recebeu a ordem de ação do comando da PM e os militares que ocupavam o quarteirão Krenak, entre a Rua Espírito Santo e a Praça 7, saíram em duplas para patrulhar as ruas do Hipercentro ou ingressaram em viaturas de sirenes ligadas para se deslocar a todas as regiões da cidade. “A gente fica, sim, muito mais aliviada de ver a polícia nas ruas. Nesta época, a gente precisa ir a muitas lojas com as mãos cheias de sacolas, para pesquisar bem os preços das coisas. Ainda mais a gente que é idosa, acaba sendo alvo dos ladrões”, defendeu a aposentada Maria de Lourdes Pereira, de 67 anos.

De acordo com o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Sousa e Silva, o aumento no número de consumidores que acessam os comércios de rua, nesta época, se dá muito em função dos preços ofertados serem mais baixos do que nos shoppings e outros centros comerciais, daí a necessidade de mais segurança. “Os lojistas de rua precisam da Polícia Militar cada vez mais próxima, mais atuante e com ações imediatas para que essa sensação de segurança garanta a vinda dos consumidores. O país vem enfrentando crise, mas a expectativa é de que muitas pessoas compareçam ao comércio de rua, onde os produtos podem ser mais acessíveis a esse público”, disse.

O vice-presidente da CDL/BH destacou que atualmente o comércio nos bairros ganhou grande importância no comportamento de consumo e por isso também se faz necessário um incremento de segurança. Os locais com mais concentração de comerciantes e volume de clientes são, de acordo com Silva, o Centro da cidade, a Savassi e os centros regionais de comércio como o do Barreiro e o de Venda Nova. “São os locais que estão tendo mais fortes destaques. Mas todos esses locais precisam da visibilidade desses policiais, para fazer a prevenção dos crimes. E, depois, a pronta ação quando um fato ocorre. Isso é muito importante para que as pessoas tenham tranquilidade nesta época de Natal”, considera.

A tática adotada pelos policiais é a de um policiamento a pé pelas ruas, nos pontos de apoio e dentro das 86 regiões em que a cidade está dividida. Os militares deverão também fazer contato e aproximação com os comerciantes de suas áreas de atuação e de outros estabelecimentos. Os componentes do CPE, que vêm de unidades como a Rotam, Canil, Choque e Polícia Rodoviária Estadual, também vão para as ruas para inibir a ação dos criminosos. “Temos uma grande circulação de pessoas com o 13º salário para fazer as compras de fim de ano e os crimes que mais nos preocupam são os furtos e roubos. Por isso até o vídeo monitoramento é reforçado.

Em janeiro, o foco muda para os arrombamentos e roubos a residências com uma parcela importante da população viajando”, afirma o comandante do CPC, coronel Winston. De acordo com o chefe da Sala de Imprensa da PM, major Flávio Santiago, a ampliação do policiamento reduzirá índices de criminalidade em todo o estado, que projeta uma queda de 20% nos crimes violentos. “Quanto às pessoas que vão viajar, uma dica valiosa é não dar pistas de que estará fora nas redes sociais, já que esse comportamento pode ser observado pelos criminosos”, alerta Santiago.

 

Dicas para não se tornar vítima


* Tenha atenção aos seus objetos
* Evite acionar o telefone celular na rua, esse aparelho tem grande valor e é muito visado
* Não aceite ofertas muito baratas e suspeitas, pode se tratar de golpe de oportunistas e trapaceiros
* Tenha atenção às pessoas ao seu redor
* Qualquer suspeita acione a PM
* Quando for viajar, avise aos vizinhos para alertarem sobre movimentações estranhas
* Não permita que postagens se acumulem na caixa de correio
Fonte: PMMG


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)