(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com circulação do vírus da febre amarela na Região Sudeste, Secretaria de Saúde faz alerta

A recomendação é para a investigação de rumores de morte de macacos, como aconteceu no Parque das Mangabeiras, Centro-Sul de Belo Horizonte, que está interditado por tempo indeterminado


postado em 01/12/2017 13:27 / atualizado em 01/12/2017 14:06

Parque das Mangabeiras está interditado após três macacos serem encontrados mortos no local(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Parque das Mangabeiras está interditado após três macacos serem encontrados mortos no local (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) emitiu um alerta devido ao cenário de circulação do vírus da febre amarela na Região Sudeste do Brasil. A recomendação é para a investigação de rumores de morte de macacos, como aconteceu no Parque das Mangabeiras, Centro-Sul de Belo Horizonte, que está interditado por tempo indeterminado. Outra preocupação é em relação a vacinação. A meta é imunizar 95% da população. Porém, a cobertura em Minas está em 81%.

O novo boletim da doença divulgado nesta sexta-feira pela SES não apresentou novidades em relação o número de casos da doença. Desde dezembro de 2016, foram registrados 475 casos confirmados. Em relação as mortes, se manteve em 136, O último caso confirmado em humano aconteceu em 9 de junho deste ano. Mesmo assim, a febre amarela de sua forma silvestre apresentou o seu maior surto no país desde 1980.

Mesmo com a estabilização no número de casos, o vírus continua circulando no estado. Prova disso, é que ainda estão acontecendo epizootias de Primatas Não Humanos (PNH). A morte dos primatas antecede a infecção do vírus em humanos. Depois de junho, casos de óbitos de macacos aconteceram em 97 municípios. Em oito o vírus foi confirmado. Vale ressaltar que os primatas não transmitem a doença e são importantes para detectar a circulação do vírus.

A doença voltou a assustar os moradores de Belo Horizonte. Na última semana, três macacos foram encontrados mortos no Parque das Mangabeiras. O espaço, um dos mais famosos da capital mineira, está fechado por tempo indeterminado. Exames serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para identificar qual a foi a causa do óbito. Essa é a segunda vez que a área verde é interditada devido as mortes de primatas neste ano. O Mirante dos Mangabeiras também está interditado.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) já iniciou uma operação pente-fino nas proximidades do Parque das Mangabeiras para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir a doença. Diante deste cenário, a Secretaria de Saúde faz um alerta aos moradores que ainda não se vacinaram contra a febre amarela que procurem um dos 152 Centros de Saúde da cidade, independentemente se frequentam a área verde ou não. Somente neste ano, foram aplicadas 700 mil doses da vacina. Com a mudança para dose única do medicamento, que aconteceu em abril pelo Ministério da Saúde, quase toda a população de BH está imunizada contra a doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Vacinação

Mesmo diante do pior surto da febre amarela, Minas Gerais ainda não atingiu a meta de vacinação. A população prioritária a ser vacinada contra a doença são as crianças a partir dos nove meses até as pessoas com 59 anos de idade, tendo como meta a ser atingida, 95% de cobertura vacinal. Atualmente, a cobertura vacinal acumulada no Estado de Minas Gerais está em torno de 81%. O medicamento está incluído no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Considerando o presente cenário de circulação do vírus da Febre Amarela Silvestre na Região Sudeste do país, faz-se o alerta quanto a necessidade de investigação de rumores de morte de macacos; da intensificação da vacinação nos municípios com coberturas abaixo de 95%. Em especial atenção aos municípios que fazem parte das Unidades Regionais de Saúde: Belo Horizonte, Barbacena, São João Del Rei, Alfenas, Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis, Passos, Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba”, alertou a SES/MG.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)