(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BH 120

Adoção resgatou a Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia

Ao contrário de outras praças da capital, que sofrem com o abandono e a deterioração, a Floriano Peixoto está em ótimo estado de conservação. O espaço foi revitalizado em 2010


postado em 29/11/2017 06:00 / atualizado em 29/11/2017 07:53

Fundada há 115 anos e tombada pelo patrimônio histórico e cultural, a Floriano Peixoto passou por revitalização(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Fundada há 115 anos e tombada pelo patrimônio histórico e cultural, a Floriano Peixoto passou por revitalização (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Uma das 24 praças incluídas na primeira planta da cidade, a Floriano Peixoto, localizada no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste, é uma das mais populares de Belo Horizonte e mostra um vigor raro nesse tipo de equipamento. Ponto de lazer, entretenimento e atividades para toda a comunidade, ela está em ótimo estado de conservação, com jardins bem cuidados e limpa. Fundada há 115 anos e tombada como patrimônio histórico e cultural do município desde 1994, ela se tornou popular entre os moradores que se instalaram nos bairros Santa Tereza e Santa Efigênia, especialmente militares e profissionais da área médica, e mostrava claros sinais de desgaste até ser adotada pela iniciativa privada e revitalização, em parceria com a administração em 2010. Agora, só recebe elogios.


A estudante de Educação Física Ana Karen Alves, de 23 anos, é frequentadora assídua da praça. Está lá todo dia. Como trabalha no Boulevard Shopping, próximo do espaço público, é lá que Ana gosta de passar seu horário de almoço, aproveitando o tempo para desfrutar da tranquilidade que a área oferece. “Gosto do ambiente calmo da praça. Costumo vir sozinha, diretamente do trabalho, mas já tive encontros com os amigos aqui. Acho um lugar muito bacana, próximo da natureza e que transmite paz. Sempre vejo grupos de amigos praticando esporte, famílias fazendo piquenique. É um espaço que te dá a liberdade de aproveitar mais as coisas bacanas que temos aqui em BH”.     

Ana Karen frequenta a praça diariamente em busca de tranquilidade(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Ana Karen frequenta a praça diariamente em busca de tranquilidade (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Essa tranquilidade e beleza do ambiente, porém, nem sempre fizeram parte das características da praça. Em novembro de 2010, a Unimed BH e a administração municipal revitalizaram o espaço, gerando maior acessibilidade, segurança e opções de lazer para os frequentadores. Segundo Carlos Antônio Outeiro, membro da Associação de Moradores do Bairro Santa Efigênia, “a adoção da praça foi fundamental para essa revitalização”. Ele ressalta que, com a nova estrutura, além das opções de lazer, a praça vem recebendo diversos tipos de shows. “Depois que da adoção, a praça melhorou muito. Já temos ginástica para as pessoas e maior segurança para quem está caminhando. Antes, as pessoas ficavam bagunçando o local. Desde a reforma, tanto a Polícia Militar quanto a Guarda Municipal têm vindo bastante aqui”, conta.

Rafael Rodrigues levou a filha, Eduarda, pela primeira vez. Ela se divertiu nos brinquedos(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Rafael Rodrigues levou a filha, Eduarda, pela primeira vez. Ela se divertiu nos brinquedos (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Quem também pode aproveitar a boa infraestrutura da praça são as crianças. Frequentando o espaço pela primeira vez após uma consulta médica na região, Rafael Rodrigues Vilaça, de 33 anos, levou sua filha, Maria Eduarda, de 4, para passear e brincar nos brinquedos. “É a primeira vez que venho aqui e achei a praça muito bonita. Minha filha gostou muito e se interessou pelos brinquedos”, disse.

Atualmente, o local referência na região para a prática de exercícios físicos, ações culturais e recreação com crianças. Além disso, está entre os espaços mais bem cuidados de Belo Horizonte. Por quatro anos consecutivos (2011 a 2014), a Praça Floriano Peixoto foi considerada a mais bela e conservada da capital pelo Prêmio Cidade Jardim, na categoria “praças acima de 5 mil metros quadrados. Em 2014, conquistou também a categoria Hors Concours, título que se mantém até hoje.

Para manter o espaço em dia, a Unimed-BH oferece uma equipe de jardineiros e auxiliares de limpeza, é responsável pela poda de grama e arbustos e cuidado com os canteiros, além da higienização e coleta de resíduos. Anualmente é realizada a adubação e a recomposição dos canteiros. Além da jardinagem, o espaço conta com um técnico em manutenção, direcionado a reparos no sistema de irrigação, brinquedos, bancos e quipamentos de ginástica, informa a responsável pelo espaço. *Estagiário sob supervisão do editor Roney Garcia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)