(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Animais do zoológico de Montes Claros podem vir para BH após morte de jacaré

O zoológico da cidade do Norte de Minas foi fechado depois que vândalos mataram o réptil


postado em 28/11/2017 18:09 / atualizado em 28/11/2017 22:23

Zoológico foi invadido e o jacaré foi morto(foto: Fábio Marçal/Divulgação/Prefeitura de Montes Claros)
Zoológico foi invadido e o jacaré foi morto (foto: Fábio Marçal/Divulgação/Prefeitura de Montes Claros)

O Zoológico de Belo Horizonte poderá ser o destino de parte dos animais do Zoológico de Montes Claros, Região Norte de Minas, que será fechado definitivamente depois que, no último fim de semana, um jacaré foi morto no local. A informação é do secretário municipal de Montes Claros, Paulo Ribeiro. Segundo ele, além do zoo da capital, o zoológico de Uberlândia manifestou interesse em receber a doação dos bichos.

Existente há mais de 30 anos, o espaço já estava fechado para a visitação pública desde janeiro e vinha enfrentando problemas estruturais e atos de vandalismo. Na sexta-feira, um jacaré do papo amarelo foi morto por vândalos que invadiram o zoológico, situado em área anexa ao Parque Municipal Milton Prates, entre os bairros Major Prates e Morada do Parque.

Na segunda-feira, em reunião com outros órgãos ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou a decisão do fechamento do logradouro em definitivo e a transferência dos 140 animais mantidos no local para outros zoológicos credenciados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A decisão do fechamento foi recebida com protestos pelos moradores.

A medida foi tomada após a morte do réptil. De acordo com boletim de ocorrência da Polícia Militar, o jacaré de papo amarelo, que teria mais de 30 anos, foi morto com um “instrumento perfuro cortante”, possivelmente um arpão. Recentemente, uma macaquinha ficou ferida em ataque de vândalos. O animal recebeu tratamento veterinário e ainda se recupera dos ferimentos.

Na ocorrência que registrou o ataque ao jacaré, a PM também aponta a falta de vigilância no local. A informação foi contestada pela diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Anildes Lopes. Mas, na tarde desta terça-feira, a reportagem do Estado de Minas esteve no Parque Municipal Milton Prates. Ali, uma equipe de guardas informou que cuida do parque municipal durante o dia e que o zoológico está sem vigilância.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente alega que o zoológico da cidade necessita de uma série de reformas para se adequar às normas exigidas, previstas em Termos de Ajustamento de Condutas (TACs) firmados com o Ibama. Devido à falta de estrutura, o local foi fechado para visitações públicas logo que a atual administração tomou posse, em janeiro. A prefeitura continuou garantindo a alimentação e o acondicionamento dos animais, o que, segundo a municipalidade, custa cerca de R$ 200 mil por mês.

Os cerca de 140 animais do zoo são, na maioria, espécies da fauna brasileira. Entre eles estão mamíferos (como macacos e jaguatirica), répteis e diversas espécies de aves. Ainda não há prazo definido para a transferência para outros zoológicos. O secretário Paulo Ribeiro disse que o tempo para a concluir o processo de doação e transferência poderá ser longo.

Protesto

A notícia do fechamento definitivo do zoológico foi recebida com desapontamento pelo administrador Leandro Martins Silva, que declara que sempre frequentou o local. “Para mim, isso demonstra o descaso da Prefeitura com a preservação do zoológico”, lamenta o administrador. O técnico em informática Luiz Fernando Damasceno Barros, de 19, salientou que a desativação do espaço vai representar uma grande perda para a população. “A cidade tem poucos pontos de lazer. Em vez de fechar, a prefeitura deveria investir na manutenção do zoológico".

O fechamento do espaço também foi lamentado pela moradora Regina Cabral. “Essa notícia é muito triste. O zoológico é um ótimo atrativo e deveria estar aberto à população”, disse. Ela afirmou que trabalha com a atualização do inventário turístico dos municípios do Norte de Minas, encaminhado à Secretaria de Estado de Turismo. “No caso de Montes Claros, o zoológico já tinha sido lançado no inventário turístico como atrativo do município. Agora, terá que ser retirado”, destacou Regina.

Edital

Embora a prefeitura tenha anunciado a decisão do fechamento do zoológico em definitivo, o secretário Paulo Ribeiro anunciou que, no início de 2018, a prefeitura vai publicar um edital no qual poderão se inscrever entidades ou Organizações Não-Governamentais (ONG) interessados em formar parceria com o município para a co-gestão do espaço destinados aos animais silvestres. Segundo o secretário, caso apareça algum interessado em assumir os custos de manutenção e proteção dos animais, a municipalidade vai reativar o zoológico.

De acordo com o secretário, será publicado um edital para a criação de um sistema de parceria entre o município e a iniciativa privada para a manutenção de espaços públicos, em modelo semelhante às gestões do Central Park (Nova York) e do Parque Ibirapuera (São Paulo).

Paulo Ribeiro disse que será estudada a possibilidade de abertura de um zoológico em outro lugar. “Pois o local do zoológico foi mal escolhido. Fica situado entre dois bairros, que tem muito movimento de pessoas e de carro e barulho que provoca stress nos animais”, declarou o secretário do Meio Ambiente de Montes Claros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)