(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ato simbólico lembra dia internacional de combate à violência contra as mulheres

Foram distribuídos panfletos informativos sobre a importância do combate a violência contra a mulher na sede da Promotoria de Defesa da Mulher


postado em 24/11/2017 15:06 / atualizado em 24/11/2017 16:24

(foto: Ministério Público de Minas Gerais/Divulgação)
(foto: Ministério Público de Minas Gerais/Divulgação)

Para marcar o dia internacional da não violência contra a mulher, neste sábado, os servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizaram na tarde desta sexta-feira um ato simbólico, na sede da Promotoria de Defesa da Mulher, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital.

Os servidores afixaram uma faixa alusiva à data na entrada do prédio e se vestiram de laranja – cor escolhida pela ONU Mulheres como referência ao fim da violência de gênero – para distribuir informativos sobre a importância do combate a violência contra a mulher. Até o dia 10 de dezembro, luzes laranjas irão iluminar a fachada do prédio da promotoria.

A data foi instituída em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem às irmãs Patrícia, Minerva e Antonia Maria Mirabal, da República Dominicana, chamadas de “Mariposas”. Elas foram assassinadas em 25 de novembro de 1960, por terem feito oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicada. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado.

 

Feminicídio


Em 2015, Minas Gerais registrou 129.054 casos de violência contra mulheres. A maioria foi violência física (62.490), como agressões, estupros e homicídios. A violência psicológica ocupa o segundo lugar (54.939), e ocorre quando o criminoso abandona, ameaça, constrange, maltrata, perturba o trabalho e o sossego, sequestra ou mantém a vítima em cárcere privado. Já a violência patrimonial (6.423) se dá quando o homem se apropria de bens e objetos da mulher.

Naquele ano, a cada quatro minutos uma mulher de Minas Gerais sofreu algum tipo de violência – por dia, foram 353. Os dados fazem parte do Diagnóstico de Violência Doméstica e Familiar nas Regiões Integradas de Segurança Pública, elaborado pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). (Com informações de Guilherme Paranaíba)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)