(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em 10 anos, Disque Denúncia tem 7,6 milhões de chamadas

Na última década, foram mais de 33 toneladas de drogas apreendidas depois das ligações e 167 mil pessoas presas


postado em 22/11/2017 14:31 / atualizado em 22/11/2017 17:45

A média nos 10 anos foi de 256 denúncias diárias (foto: Sesp/Divulgacao)
A média nos 10 anos foi de 256 denúncias diárias (foto: Sesp/Divulgacao)

Na última década, um grande aliado das forças de segurança no combate ao crime foram as denúncias anônimas. Desde a sua criação, em 2007, o Disque Denúncia recebeu sete 7,6 milhões de chamadas direcionadas ao 181. E a ajuda da população vem crescendo. Nos primeiros dez meses deste ano, o aumento é de 81% no número de denúncias em comparação com o primeiro ano do projeto.

As denúncias dão resultado positivo nas apurações dos crimes. Na última década, foram mais de 33 toneladas de drogas apreendidas depois das ligações. Sendo que, do total, 12 toneladas era cocaína, maconha e crack. Também foram retiradas de circulação 18 mil armas de fogo, como fuzis e metralhadoras, e apreendidos aproximadamente R$ 22 milhões em dinheiro.

Com as ligações no 181, a polícia conseguiu realizar mais de 167 mil conduções, prisões, apreensões e ou recapturas, nos últimos dez anos. Nas operações, ainda foram apreendidas 8 mil balanças de precisão e 210 mil cápsulas de diferentes calibres.

Diariamente, o canal de comunicação com sigilo absoluto e anonimato garantido, recebe aproximadamente 2 mil ligações. Deste total, 13% se transformam em denúncias.

Tráfico lidera


A maior motivação para as denúncias dos moradores é o tráfico de drogas. Dados Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), mostram que 61% das chamadas direcionadas ao 181 na última década foi em relação a traficantes e drogas. Em seguida, estão as atividades de bombeiros (vistorias de fiscalização, em sua grande maioria), seguida por jogos de azar e, depois, os crimes ambientais. Também entram no ranking denúncias sobre homicídios, pessoas foragidas e procuradas pela Justiça, maus tratos a animais, receptação, desmanche, comércio ilegal, entre outros.

Cinco municípios mineiros são os que concentram o maior número de denúncias. Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia e Betim, representam 44% do total de ligações registradas pelo serviço. Também se destacam Divinópolis, Ipatinga e Montes Claros, que realizaram milhares de denúncias na década.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)