(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cerca de 200 mil pessoas celebram Nossa Senhora em Aparecida

Fiéis vin­dos de di­fe­ren­tes re­gi­õ­es do Bra­sil e do mun­do vão par­ti­ci­par das fes­ti­vi­da­des no in­te­ri­or pau­lis­ta, nu­ma de­mons­tra­ção de fé sem li­mi­tes


postado em 12/10/2017 06:00 / atualizado em 12/10/2017 07:43

A Passarela da Fé leva os peregrinos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida(foto: Beto Novaes EM DA Press)
A Passarela da Fé leva os peregrinos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (foto: Beto Novaes EM DA Press)
To­dos os ca­mi­nhos que saem do co­ra­ção dos ca­tó­li­cos bra­si­lei­ros con­du­zem, ho­je, ao San­tuá­rio Na­cio­nal de Apa­re­ci­da, em Apa­re­ci­da (SP), que re­ce­be, anual­men­te, cer­ca de 12 mi­lhões de pe­re­gri­nos. Des­ta vez, é o ju­bi­leu ce­le­bran­do o tri­cen­te­ná­rio do en­con­tro da ima­gem da pa­droei­ra do Bra­sil, Nos­sa Se­nho­ra da Con­cei­ção Apa­re­ci­da ou Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da. Se­gun­do a Igre­ja, es­te é um Ano Ma­ria­no, que se com­ple­ta com o cen­te­ná­rio da apa­ri­ção de Nos­sa Se­nho­ra de Fá­ti­ma, em Por­tu­gal, aos três pas­to­res, e dos 250 anos de ro­ma­ria ao to­po da Ser­ra da Pie­da­de, em Cae­té, na Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Be­lo Ho­ri­zon­te, on­de fi­ca a er­mi­da com a ima­gem da pa­droei­ra de Mi­nas, Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de, es­cul­pi­da por An­tô­nio Fran­cis­co Lis­boa, o Alei­ja­di­nho.

A ex­pec­ta­ti­va é de que cer­ca de 200 mil pes­soas par­ti­ci­pem das fes­ti­vi­da­des em Apa­re­ci­da, in­cluin­do mui­tas ca­ra­va­nas de mi­nei­ros – vai gen­te de ôni­bus e car­ro, a ca­va­lo, a pé ou pe­da­lan­do – pa­ra re­zar no maior san­tuá­rio ma­ria­no (de­di­ca­do a Ma­ria, mãe de Je­sus) e maior cen­tro de evan­ge­li­za­ção ca­tó­li­ca do Bra­sil. Na­tu­ral de Ma­dre de Deus de Mi­nas, na Re­gião Sul do es­ta­do, o en­ge­nhei­ro João Eu­des, mo­ra­dor do Bair­ro Ana Lú­cia, em Sa­ba­rá, na Gran­de BH, lem­bra que mui­tos con­ter­râ­neos tri­lham o ca­mi­nho da fé nes­te dia. “Já fui vá­rias ve­zes, aliás des­de crian­ça, a Apa­re­ci­da. Na pri­mei­ra vez era be­bê e fui com meus pais. Ia gen­te até na car­ro­ce­ria de ca­mi­nhão, uma via­gem sa­cri­fi­ca­da, pois a es­tra­da era de ter­ra. Atual­men­te, quan­do es­tou na mi­nha ci­da­de, vou e vol­to no mes­mo dia”, con­ta o en­ge­nhei­ro.

Pa­ra en­ten­der me­lhor a his­tó­ria de fé (ve­ja a ar­te), va­le lem­brar que a ima­gem mi­la­gro­sa de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da foi en­con­tra­da no Rio Pa­raí­ba do Sul, em 1717. Nas co­me­mo­ra­ções dos “300 anos de Bên­çãos”, há vá­rias ati­vi­da­des e no­vi­da­des, en­tre elas o cam­pa­ná­rio com si­nos fa­bri­ca­dos na Ho­lan­da e a gran­dio­sa cú­pu­la da ba­sí­li­ca, inau­gu­ra­da on­tem.

ES­TRU­TU­RA

Pa­ra aco­lher qua­se 12 mi­lhões de pe­re­gri­nos por ano, o San­tuá­rio Na­cio­nal ofe­re­ce aos de­vo­tos área su­pe­rior a 1,3 mi­lhão de me­tros qua­dra­dos (m²), com qua­se 143 mil  m² de área cons­truí­da. A área es­pe­cí­fi­ca da Ba­sí­li­ca de Apa­re­ci­da com­preen­de qua­se 72 mil m² e in­clui os pa­vi­men­tos in­fe­rior e tér­reo, ar­ca­da e Tri­bu­na Sul, a Cú­pu­la Cen­tral e as ca­pe­las da Res­sur­rei­ção e do Ba­tis­mo, além da Tor­re Bra­sí­lia. Se­gun­do in­for­ma­ções, o Com­ple­xo Tu­rís­ti­co Re­li­gio­so do San­tuá­rio Na­cio­nal abri­ga ou­tras im­por­tan­tes áreas sa­gra­das: Mor­ro do Cru­zei­ro, on­de mi­lha­res de fiéis rea­li­zam a via-sa­cra; o Por­to Ita­gua­çu, on­de foi en­con­tra­da a ima­gem em 1717, e a Ma­triz Ba­sí­li­ca ou Ba­sí­li­ca Ve­lha, mo­nu­men­to his­tó­ri­co-re­li­gio­so que pas­sa por res­tau­ra­ção, além de um pre­sé­pio per­ma­nen­te de 7 mil me­tros qua­dra­dos.

O lo­cal aco­lhe pe­re­gri­nos de to­dos os es­ta­dos bra­si­lei­ros e mui­tos vi­si­tan­tes es­tran­gei­ros. O bis­po au­xi­liar da ar­qui­dio­ce­se de Be­lo Ho­ri­zon­te dom Ota­cí­lio Fer­rei­ra de La­cer­da res­sal­ta que Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da tem de­vo­tos no mun­do in­tei­ro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)