
A expectativa é de que cerca de 200 mil pessoas participem das festividades em Aparecida, incluindo muitas caravanas de mineiros – vai gente de ônibus e carro, a cavalo, a pé ou pedalando – para rezar no maior santuário mariano (dedicado a Maria, mãe de Jesus) e maior centro de evangelização católica do Brasil. Natural de Madre de Deus de Minas, na Região Sul do estado, o engenheiro João Eudes, morador do Bairro Ana Lúcia, em Sabará, na Grande BH, lembra que muitos conterrâneos trilham o caminho da fé neste dia. “Já fui várias vezes, aliás desde criança, a Aparecida. Na primeira vez era bebê e fui com meus pais. Ia gente até na carroceria de caminhão, uma viagem sacrificada, pois a estrada era de terra. Atualmente, quando estou na minha cidade, vou e volto no mesmo dia”, conta o engenheiro.
Para entender melhor a história de fé (veja a arte), vale lembrar que a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no Rio Paraíba do Sul, em 1717. Nas comemorações dos “300 anos de Bênçãos”, há várias atividades e novidades, entre elas o campanário com sinos fabricados na Holanda e a grandiosa cúpula da basílica, inaugurada ontem.
ESTRUTURA
Para acolher quase 12 milhões de peregrinos por ano, o Santuário Nacional oferece aos devotos área superior a 1,3 milhão de metros quadrados (m²), com quase 143 mil m² de área construída. A área específica da Basílica de Aparecida compreende quase 72 mil m² e inclui os pavimentos inferior e térreo, arcada e Tribuna Sul, a Cúpula Central e as capelas da Ressurreição e do Batismo, além da Torre Brasília. Segundo informações, o Complexo Turístico Religioso do Santuário Nacional abriga outras importantes áreas sagradas: Morro do Cruzeiro, onde milhares de fiéis realizam a via-sacra; o Porto Itaguaçu, onde foi encontrada a imagem em 1717, e a Matriz Basílica ou Basílica Velha, monumento histórico-religioso que passa por restauração, além de um presépio permanente de 7 mil metros quadrados.
O local acolhe peregrinos de todos os estados brasileiros e muitos visitantes estrangeiros. O bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte dom Otacílio Ferreira de Lacerda ressalta que Nossa Senhora Aparecida tem devotos no mundo inteiro.
