(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kalil diz que para o século 21 exposição de Moraleida 'não tem nada de mais'

A mostra chegou a ser alvo de protestos de evangélicos que tentaram invadir a galeria onde onde as obras estão expostas


postado em 09/10/2017 18:38 / atualizado em 10/10/2017 08:01

(foto: Juarez Moreira/EM/D.A Press )
(foto: Juarez Moreira/EM/D.A Press )
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), visitou ontem a exposição do artista Pedro Moraleida, em cartaz no Palácio das Artes, desde setembro, e que vem sendo criticada por vereadores e deputados da bancada evangélica, e disse não ver motivo para tanta “celeuma” em torno das obras. “Sinceramente o que eu vi em pleno século 21 não tem nada de mais”, afirmou Kalil.

Na quinta-feira, incentivados pelos parlamentares, a exposição foi alvo de protesto de evangélicos que tentaram invadir a galeria onde as obras de Moraleida estão expostas. O grupo considerou as pinturas como “incentivos à pedofilia, zoofilia e cristofobia”. De acordo com o Palácio das Artes, a exposição batizada de “Faça Você Mesmo Sua Capela Sistina”, é destinada a maiores de 18 anos e crianças só têm acesso ao local acompanhadas dos pais.

Uma das telas de Moraleida em exposição no Palácio das Artes
Uma das telas de Moraleida em exposição no Palácio das Artes
Kalil defendeu a exposição e disse que a “cidade é para todos”e que a arte não pode ser censurada. “O que eu vim colocar como prefeito de Belo Horizonte é que aqui é lugar de se colocar arte, aqui é lugar de se colocar gênero, aqui é lugar de se colocar religião, não em escolas. Aqui é o lugar adequado. Isso aqui é uma galeria de arte. Você pode não gostar ou não vir. Cada um vai ver o que gosta, do jeito que quer, agora sobre a obra ela é absolutamente normal e não acredito que nenhum homem do século 21 se choque de verdade com o que viu”, afirmou o prefeito.

Visitação A galeria que recebe as obras de Moraleida abriu, excepcionalmente, ontem por causa da enorme procura. A assessoria do Palácio das Artes disse que somente neste fim de semana cerca de 700 pessoas visitaram a exposição, público três vezes maior do que a média de visitantes que passam pelo local no sábado e domingo.

No domingo, o músico Caetano Veloso, aproveitou sua passagem pela capital mineira, onde se apresentou no fim de semana, para visitar a exposição do artista que se suicidou em 1999, aos 22 anos. No mesmo dia, Caetano (junto de outros artistas) lançou uma campanha contra o cancelamento da exposição “Queermuseu”, em Porto Alegre, e a polêmica envolvendo a performance “La bête”, em São Paulo. O músico criticou a censura em exposições artísticas.

“Tem alguns políticos querendo enganar o povo. Querendo chamar atenção. Em nenhuma dessas exposições que estão sendo discutidas não há nada que não seja tradição das artes, sobretudo das artes mais recentes”, afirmou Caetano durante visita. A polêmica em torno da exposição começou depois que um grupo de políticos protestou contra as telas. Antes disso, a prefeitura chegou a cogitar a vinda para Belo Horizonte da exposição “Queermuseu”, o que acabou não se confirmando.

A favor Artistas, produtores culturais mineiros e outras figuras públicas contrárias à censura e a favor da cultura participaram ontem de um ato simbólico no Palácio das Artes, onde a exposição de Moraleida tem sido alvo de contestação de grupos religiosos. “Na minha opinião, esses grupos se embasaram no fundamento religioso para questionar exposição. Agora, curiosamente isso é o que a arte contemporânea propõe: a provocação de reflexões”, disse o presidente da Fundação Clóvis Salgado e curador da exposição Augusto Nunes Filho.

Já o pai do artista, e responsável pelo acervo, o jornalista Luiz Bernardes, disse que desde 2002 a arte de seu filho Pedro, seja pela pintura, música ou literatura, tem sido levada a vários espaços culturais de BH. “O que temos visto agora de diferente é um oportunismo eleitoral em detrimento da arte, da cultura”, sintetizou. Artistas, muitos deles fantasiados, e vereadores contrários à bancada evangélica marcaram presença no ato a favor da liberdade de expressão.

ENQUANTO ISSO...
...Secretária contesta vereador

A polêmica envolvendo a exposição do artista mineiro Pedro Moraleida teve ontem mais um episódio. A secretaria Municipal de Educação, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben, encaminhou à Câmara Municipal de Belo Horizonte ofício exigindo providências contra o vereador Jair di Gregório (PP). O motivo da manifestação é um vídeo divulgado pelo parlamentar em que é sugerido que uma professora e alunos de uma escola municipal da capital tenham visitado a galeria, que tem classificação indicativa para maiores de 18 anos. No ofício, a secretaria afirma que Jair di Gregório “fere o decoro parlamentar” e pratica “ato irregular grave” contra suas funções.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)