(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Familiares e amigos protestam contra morte de jovem em ação da PM em Ouro Preto

Os parentes de Igor Mendes serão recebidos na Câmara Municipal da cidade por vereadores. A irmã dele deve fazer um discurso para pedir providências no caso


postado em 19/09/2017 16:33 / atualizado em 19/09/2017 22:43

Jovem estava em um carro com amigos quando foi abordado por militares(foto: Reprodução/Facebook)
Jovem estava em um carro com amigos quando foi abordado por militares (foto: Reprodução/Facebook)

Familiares e amigos do jovem Igor Arcanjo Mendes, de 20 anos, morto durante uma operação da Polícia Militar (PM) em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, fazem um novo protesto na tarde desta terça-feira. Os parentes da vítima serão recebidos na Câmara Municipal da cidade por vereadores. A irmã dele deve fazer um discurso para pedir providências no caso. A corregedoria da PM abriu inquérito para apurar o que aconteceu no dia dos fatos.

Aproximadamente 100 pessoas se concentraram por volta das 16h na Praça Tiradentes, no Centro da cidade. Com o apoio de um carro de som, eles gritaram palavras de ordem e fizeram pedidos por Justiça. “Queremos que o tenente e os outros policiais que estavam no dia da operação sejam julgados e condenados”, desabafou Nayara Mendes, de 21 anos, irmão de Igor.

O grupo vai seguir até a câmara Municipal. Segundo a assessoria de imprensa da Casa, Nayara deve discursar na Tribuna Livre durante a reunião dos vereadores marcada para o fim da tarde. Nessa segunda-feira, um outro protesto feito pelo grupo bloqueou uma das vias da cidade.

A morte de Igor aconteceu na noite de sexta-feira. Ele estava em um carro junto com amigos e seguia para um show. O jovem foi baleado quando o veículo foi parado em uma operação da PM. Segundo um dos ocupantes do carro, que conversou com o em.com.br, os policiais abordaram os jovens e pediram para eles descerem do carro. Porém, as portas estavam travadas. A testemunha contou que Igor abaixou as mãos para destravar a porta e acabou baleado na cabeça.

Após o disparo, a jovem disse que os policiais mandaram que os amigos guardassem os celulares e não ligassem para ninguém. Pediram também, segundo ela, que o grupo deixasse o local, acompanhado por outros policiais. A jovem, no entanto, precisou ser medicada em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade por causa de estilhaços no pescoço.

Manifestantes usaram camisas brancas e carregaram cartazes(foto: Nayara Mendes)
Manifestantes usaram camisas brancas e carregaram cartazes (foto: Nayara Mendes)


A Polícia Militar deu outra versão para o caso. Em nota, enviada à imprensa, a assessoria de comunicação do 52º BPM informou que o Fiat Pálio estava com “lotação superior à permitida, seis ocupantes, e com película escura nos vidros, o que gerou suspeição e acompanhamento da viatura policial.” Ainda conforme a nota, foi dada ordem de parada ao veículo, que não foi obedecida de imediato. O carro só parou, segundo a PM, em um segundo pedido de parada. “O passageiro que ocupava o banco da frente, no momento da ordem para descer do veículo, levou as mãos à cabeça e, em seguida, abaixou-se e tirando as mãos da cabeça efetuou movimento brusco com as mãos em direção ao porta-luvas do carro. O comandante da equipe policial, então, verbalizou e efetuou um disparo de arma de fogo na direção do passageiro, pois devido ao movimento brusco do jovem, o mesmo poderia atentar contra a integridade física dele e dos outros policiais militares.”

Ao fim da nota, a polícia informou que dois pinos de cocaína foram encontrados no carro e que uma bucha de maconha foi encontrada no bolso de Igor Mendes, por uma enfermeira da Upa, onde o jovem foi atendido. A Polícia Militar informou que o motorista do carro, de 46 anos, foi detido por prática de transporte irregular dos passageiros que se encontravam no Fiat Palio, que foi apreendido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)