(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Policiamento em bikes multiplica capacidade de guardas municipais de BH

Agentes recebem de especialista americano treinamento inédito no país. Com base em dados segundo os quais o veículo aumenta efetividade de patrulhamento, meta é expandir seu uso


postado em 06/09/2017 06:00 / atualizado em 06/09/2017 08:27

Agentes testaram bicicletas com motor elétrico e aprenderam com comandante da Forest Police Department, de Chicago, técnicas de ação(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Agentes testaram bicicletas com motor elétrico e aprenderam com comandante da Forest Police Department, de Chicago, técnicas de ação (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Duas rodas para multiplicar por cinco a capacidade de policiamento. Considerando estudos que indicam que dois guardas em bicicletas equivalem a 10 agentes a pé, a Guarda Municipal de Belo Horizonte recebeu a visita do norte-americano Craig Lepkowski, comandante da Forest Police Department, da cidade de Chicago (EUA) e instrutor do Curso de Bike Patrulha da Associação Internacional de Polícia Mountain Bike, para receber instruções e técnicas sobre essa forma de patrulhamento.

Craig desembarcou na capital mineira para ministrar até o fim da semana um treinamento especializado para integrantes do Grupo de Ronda Bike da Guarda da capital mineira. O instrutor deu aulas teóricas e práticas, sobre como conduzir a bicicleta e de como se relacionar com os pedestres – aos guardas municipais no Centro Esportivo Universitário da UFMG, no Bairro São José, na Região da Pampulha. Segundo o comandante da primeira inspetoria da Guarda Municipal e coordenador do treinamento, será a primeira vez que o curso é ministrado no país. “A atividade possibilita que o comandante repasse os principais fundamentos do ciclopatrulhamento policial. É uma modalidade que prioriza o policiamento comunitário, que proporciona qualidade à prestação de serviço dos guardas. Assim, podemos estar mais próximos do cidadão”, afirma o coordenador.

Lepkowski afirma que o uso das bikes ajudou a diminuir a criminalidade em Chicago. “A vantagem em relação aos carros é que a bicicleta pode atingir todas as áreas. Por exemplo, há áreas com árvores ou em estacionamentos, em que a bicicleta é muito mais adequada. É uma modalidade que tem crescido em todo o mundo e em BH, devido ao clima tropical do Brasil, é possível usa lá em todas as estações do ano – o que não é viável em países que têm invernos muito intensos”, afirma o americano.

Ainda segundo ele, é um meio sustentável, que não polui a cidade e é uma atividade saudável para o servidor que a prática. Porém, para o instrutor, que ainda não teve a oportunidade de “dar uma volta” pelos morros da capital mineira, a inclinação é de fato um desafio. “Chicago é uma cidade muito plana, o que favorece o deslocamento. Mas, já participei de operações no Colorado, que é bastante íngreme. Para mim, é um desafio”, afirma.

Tecnologia Quatro bicicletas elétricas estão em fase de testes pelo órgão. O equipamento tem tecnologia e design internacional e se destaca por usar do pedal alimentado – considerado apropriado para emprego em locais de relevo acidentado e que surge como uma solução para a capital montanhosa. “As bicicletas vieram da Itália e estão em fase de testes. A Guarda Municipal de BH é a primeira a desenvolver um treinamento com esse tipo bike”, pontua o coordenador do curso. “É um meio que proporciona qualidade na condição de pilotagem, pois tem um pedal assistido que facilita o deslocamento em relevo acidentado”, completou.

O órgão afirma que a bicicleta chega até a 20km/h e pode custar cerca de R$ 6 mil, dependendo de manutenção de R$ 600 anuais. Do ponto de vista financeiro, o inspetor acredita que é um meio de transporte bastante econômico, já que não precisa de qualquer tipo de combustível.

Atualmente, a Guarda atua com 12 agentes sem bicicletas na Região da Pampulha. O objetivo é expandir o patrulhamento para outras áreas de Belo Horizonte. “Tivemos uma resposta positiva do prefeito Alexandre Kalil, no sentido de viabilizar a compra de mais bicicletas. O treinamento ocorre para expandir o projeto”, completou o coordenador do Grupo de Ronda, Hismar Davi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)