(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cem municípios perderam linhas de ônibus regulares pela concorrência com clandestinos

Sindicato das empresas legalizadas denuncia que ações do poder público não saíram do papel para frear o ímpeto de firmas em desacordo com a legislação


postado em 26/06/2017 06:00 / atualizado em 26/06/2017 08:17

Ônibus clandestino se prepara para iniciar viagem em Montes Claro, no Norte de Minas(foto: Solon Queiroz/Esp. EM - 24/03/2017)
Ônibus clandestino se prepara para iniciar viagem em Montes Claro, no Norte de Minas (foto: Solon Queiroz/Esp. EM - 24/03/2017)
O aumento do transporte intermunicipal clandestino, especialmente em regiões como o Norte de Minas, tem feito com que muitas cidades fiquem sem ônibus regulares, pelo fato de as empresas legalizadas não conseguirem concorrer com os piratas, que não pagam impostos e obrigações sociais. A denúncia é do Sindpas, que contabiliza em mais de 100 os municípios mineiros sem linhas de coletivos convencionais por causa da concorrência dos “genéricos”.

O sindicato das empresas informa que desde 19 de dezembro de 2016, o governo do estado, por meio de decreto, criou um grupo de trabalho destinado a coordenar ações de combate ao transporte clandestino, integrado pelo Departamento Estadual de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER), polícias Civil e Militar e pelas secretarias de estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e da Casa Civil. Mas sustenta que as ações não saíram do papel. “De concreto, até hoje, não se percebeu nenhuma melhora. Pelo contrário, o transporte clandestino está cada dia mais acintoso”, afirma a advogada Zaira Carvalho Silveira, assessoria jurídica da entidade.

O DEER-MG rebate a acusação e alfineta as companhias regulares, ao informar que o grupo de trabalho voltado para o combate ao transporte clandestino de passageiros continua reforçando suas ações. “As estratégias de ação do grupo são sigilosas, talvez por isso seja compreensível que a entidade representativa do transporte intermunicipal desconheça o trabalho que vem sendo executado. Mesmo porque o combate ao transporte clandestino é feito concomitantemente à fiscalização do transporte regular, também alvo de reclamações dos usuários, sobretudo em relação à qualidade do serviço prestado à população”, informou o órgão estadual, por meio de nota.

Segundo o DEER-MG, o grupo de trabalho “age dentro do princípio de que o transporte irregular de passageiros, realizado por qualquer modalidade de veículo, além de não ser tolerado pelo governo de Minas Gerais, causa severos danos a todos os setores da sociedade devido à sonegação fiscal”. O departamento chama a atenção para os riscos do serviço irregular, como a não cobertura de seguridade do passageiro em caso de acidente, a falta de vistorias quanto à manutenção dos veículos e a existência de motoristas não habilitados para dirigir veículos da categoria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)