(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suspeito de traficar drogas de BH para a Europa é preso na Colômbia

Prisão está ligada á Operação Cullinan, deflagrada no início de maio. Quadrilha é suspeita de atuar na Grande BH, enviando cocaína ao velho continente


postado em 12/06/2017 11:32 / atualizado em 12/06/2017 14:51

Ver galeria . 12 Fotos Grupo montou um esquema de transportar cocaína para a Europa em blocos de granitoPolícia Federal (PF) / Divulgação
Grupo montou um esquema de transportar cocaína para a Europa em blocos de granito (foto: Polícia Federal (PF) / Divulgação )

A Polícia Federal prendeu, nesse domingo, na Colômbia, mais um homem suspeito de ter ligação com uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas internacional a partir de BH.
 
A prisão é desdobramento da Operação Cullinan, deflagrada no início do mês de maio, quando a PF anunciou a descoberta de um esquema de transporte de cocaína dentro de peças de mármore para a Europa instalado em Belo Horizonte e Nova Lima, na Grande BH. 

O homem, que não teve identidade informada, foi preso em Alcalá, município no Valle del Cauca, na Colômbia. O suspeito estava na lista vermelha da Interpol e, após o cumprimento do mandado de prisão nesse domingo, deverá ser extraditado para o Brasil. A ação contou com o apoio da Polícia Nacional da Colômbia.

À época da operação, a Polícia Federal havia indiciado 13 pessoas e apenas cinco tinham sido presos. A quadrilha é suspeita de ter ramificações também no Peru, na Colômbia e na Bolívia. 

As investigações contra a quadrilha foram iniciadas em fevereiro de 2016. Segundo a PF, o grupo alugou imóveis na capital mineira e em Nova Lima e criou uma empresa fictícia. Os agentes identificaram movimentações dos traficantes, a montagem da estrutura e a logística para a exportação da droga. Além de registros de compradores e fornecedores do entorpecente. 

Uma das movimentações foi identificada em novembro do ano passado. A PF identificou a exportação de sete blocos de granito acondicionados em contêineres, que foram enviados para a Espanha, entreposto na Antuérpia, Bélgica.

A transação foi feito por meio de portos de Vitória, no Espírito Santo, e no Rio de Janeiro. (Com informações de João Henrique do Valle).
 
*Sob supervisão do editor Benny Cohen. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)