(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte já confirmou quase 40 casos de febre chikungunya

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), mostram que do total de notificações, 23 foram importados, ou seja, o paciente contraiu a doença fora da capital mineira


postado em 13/05/2017 07:58

Belo Horizonte já confirmou 38 casos da febre Chikungunya neste ano. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), mostram que do total de notificações, 23 foram importados, ou seja, o paciente contraiu a doença fora da capital mineira. Outros 15 são autócnes, quando a transmissão acontece dentro dos limites do município. Ainda há 35 casos sendo investigados.

A chikungunya tem sintomas parecidos com os da dengue, como febre, dor de cabeça, manchas no corpo e indisposição. Mas a característica principal é a dor forte nas articulações, por tempo prolongado.

A doença é a que mais preocupa as autoridades de saúde mineiras no momento. Minas Gerais já registrou mais de 13,3 mil casos prováveis da doença. A média nos primeiros 128 dias deste ano é de 104,2 pessoas infetadas a cada 24 horas. Os dados assustam, pois é o pior fase da virose enfrentada pelo estado, que investiga 11 mortes possivelmente relacionadas à enfermidade. Em algumas semanas de 2017, notificações da chikungunya superaram as da dengue.

Dengue

Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti estão em baixa. Neste ano, foram confirmados 474 casos de dengue em Belo Horizonte. Outros 1.580 ainda aguardam resultado de exames. Já foram descartados 4.444 casos. Também foram notificados 78 casos de zika. Desses, 58 são de residentes da capital e 20 de outros municípios. Dos casos de moradores da capital, 34 foram investigados e descartados os outros 15 casos continuam em investigação.

Mobilização

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar atividades de conscientização, abordagem informativa e panfletagem em locais públicos. Também vão ocorrer palestras em empresas, dinâmicas e vídeos em escolas, com objetivo de orientar os moradores sobre os riscos das doenças transmitidas pelo Aedes aegpti.

Na próxima terça-feira, as ações vão acontecer na Escola Municipal Luiz Gate, no Conjunto Ademar Maldonado, na Região do Barreiro, e na Global Cod, na Avenida Raja Gabaglia, no Bairro São Bento, Região Centro-Sul de BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)