(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH faz ação preventiva contra a leishmaniose em Venda Nova

A ação foi flagrada nesta quinta-feira pela reportagem do em.com.br


postado em 13/04/2017 12:28 / atualizado em 13/04/2017 12:55

(foto: Clovelino Maia/EM/D.A Press)
(foto: Clovelino Maia/EM/D.A Press)

A reportagem do em.com.br flagrou, nesta quinta-feira, um agente de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, no Bairro Letícia, em Venda Nova, borrifando veneno para conter a leishmaniose na região. De acordo com o agente, o número de casos na região tem aumentado, justificando a ação preventiva. Ele não soube informar quantos casos foram notificados recentemente.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que Venda Nova é a única região da cidade onde foram notificados casos da doença neste ano. No total de dois registros.

A prefeitura tmabém informou que nos últimos anos houve redução de casos humanos da doença na capital.No ano passado, foram notificados 47 caos, contra 48, em 2015, e 161, em 2008.

Em relação ao trabalho de prevenção, a prefeitura informou que as ações são baseadas nas normas técnicas do MS (Manual de Vigilância e Controle da LV), sendo desenvolvido de forma sistemática, durante todo o ano e em todo o município, conforme estratificação de áreas de risco.

A doença


A leishmaniose é um grupo de doenças causadas por parasitas do gênero Leishmânia. Estes parasitas são transmitidos para animais e seres humanos através da picada de fêmeas de um tipo de mosquito chamado flebotomíneos. As consequências da doença variam desde úlceras da pele que cicatrizam espontaneamente até apresentar inflamação severa do fígado e do baço, podendo levar à morte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)