(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa limpeza de pichação da Igrejinha da Pampulha

Técnicas do Iepha trabalham na remoção da tinta, com aguarrás. Previsão é de que a limpeza seja concluída amanhã


postado em 30/03/2017 10:09 / atualizado em 30/03/2017 13:04

Ver galeria . 4 Fotos Limpeza começou nesta manhã com técnicos do Iepha e do Iphan Edésio Ferreira: EM/DA Press
Limpeza começou nesta manhã com técnicos do Iepha e do Iphan (foto: Edésio Ferreira: EM/DA Press )
Teve início nesta manhã a limpeza da pichação em uma das paredes da Igrejinha da Pampulha. O local foi alvo de vandalismo na noite do último dia 15, enquanto guardas municipais que estavam de plantão no local saíram para fazer uma ronda, segundo a corporação.

A limpeza é realizada pelas técnicas em restauração Flávia Alcântara e Daniela Ayala, e a assessora técnica de gabinete e arquieta Andréa Sasdelli, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (Iepha). Segundo o órgão, hoje os trabalhos vão até o fim da tarde e a previsão é de que o procedimento seja concluído na sexta-feira. Outros técnicos podem reforçar a equipe nesta quinta. Representantes da Arquidiocese de Belo Horizonte também acompanharam a limpeza.

O coordenador do Memorial da Arquidiocese de BH, Márcio Vieira, disse ser impossível que a Igrejinha perca o título de Patrimônio Cultural da Humanidade por conta dos episódios de vandalismo registrados nos últimos meses. “Acredito que é impossível perder o título, não só a Arquidiocese, mas o Ipeha e o Iphan estão atentos a este tipo de desconforto e vandalismo, para que não ocorra de maneira alguma a chance de perder o título.”

Vieira relatou, ainda, que a limpeza será feira com aguarrás, um produto derivado do petróleo, capaz de limpar as pastilhas sem danificar a estrutura da Igrejinha. “Estivemos aqui com técnicos do Iepha e do Iphan e chegamos à conclusão de que a limpeza seria feita com aguarrás, que não vai danificar as pastilhas. A Arquidiocese disponibilizou todo o material e os técnicos já estão trabalhando para concluir a remoção em um ou dois dias”, relatou. A limpeza não terá custo para os cofres públicos, já que o material foi fornecido pela Arquidiocese.

Sobre a segurança no entorno da Igrejinha da Pampulha, o coordenador da arquidiocese afirmou que espera um policiamento mais ostensivo no local. “Esperamos do poder público algo que já vem sendo feito, mas agora de maneira mais ostensiva e não só no entorno da Igreja, mas em todo o complexo. A PBH já disponibiliza guardas municipais durante o dia e noite e agora teremos uma presença mais massiva, para que não ocorra esses desencontros novamente,” concluiu.

Quase um ano depois do primeiro ato de vandalismo de 2016, dessa vez a palavra “perfeitaísmo” foi pichada duas vezes na lateral da obra projetada por Oscar Niemeyer. Guardas municipais que trabalhavam na região disseram que a pichação ocorreu entre 22h30 e 23h30 da noite.

As pichações ocupam uma área  da lateral da igreja que está virada para o Mineirão e Mineirinho. Foram feitas, novamente, no painel de ladrilhos que dificultou bastante o trabalho de limpeza da primeira vez. Nessa ocasião, o painel de Cândido Portinari, que fica na parte de trás do monumento, não foi alvo da ação. (Com informações de Edésio Ferreira e Cristiane Silva)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)