(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Centro de Saúde no Ribeiro de Abreu está fechado após assalto

Incidente ocorrido na última sexta-feira fecha o posto temporariamente até a terça-feira. Sindibel cobra mais patrulhamento da Guarda Municipal


postado em 27/03/2017 12:23 / atualizado em 27/03/2017 15:30

Ver galeria . 8 Fotos Moradores, integrantes do Sindibel e funcionários da unidade estiveram em reunião no local, nesta segunda-feira Sindibel/ Divulgação
Moradores, integrantes do Sindibel e funcionários da unidade estiveram em reunião no local, nesta segunda-feira (foto: Sindibel/ Divulgação )
O atendimento ao público está interrompido no Centro de Saúde Ribeiro de Abreu, no Bairro homônimo, na Grande BH, desde a última sexta-feira. Um assalto ocorrido na entrada do posto terminou com o roubo de dois carros por volta de 18h. 

Segundo consta no Boletim de Ocorrências (BO) da Polícia Militar (PM), dois homens foram vistos durante a tarde nas imediações do posto para verificar se existia policiamento no local. Os suspeitos, segundo a corporação, voltaram no horário de  fechamento da unidade e renderam as funcionárias com duas armas de fogo.

As vítimas tiveram os carros e pertences pessoais levados pelos homens, que fugiram  em direção à via 240. Ainda segundo o BO, não houve nenhum dano estrutural no Centro de Saúde Ribeiro de Abreu. 

O Sindibel – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte, esteve no local nesta manhã em reunião com funcionários da unidade, representante sindicais e moradores da região onde ficou acordado que o Centro de Saúde Ribeiro de Abreu ficará fechado até a terça-feira.

Segundo Israel Arimar, presidente do Sindicato, a região em que está localizada o Centro de Saúde, na Rua Dianópolis, é isolada e conhecida pelo livre comércio de drogas. “A localização do posto é isolada, é uma rua sem saída e que tem venda de drogas. Não tem comércio, só um campo de futebol que fica em frente a unidade”. 

Ainda segundo Israel, a falta de porteiros e o patrulhamento de ronda alternado da Guarda Municipal contribuem para que novos assaltos ocorram. “A prefeitura nos últimos tempos demitiu muitos porteiros e as pessoas entram nas unidades sem identificação prévia. A Guarda Municipal também não fica o tempo todo nas unidades. Isso facilita para que os postos sofram com a criminalidade,” relatou.

O presidente do Sindibel informou que nesta terça-feira haverá uma reunião entre sindicalistas, funcionários do posto no Ribeiro de Abreu e moradores do Bairro com o Secretário Municipal de Saúde, onde será debatido a volta de porteiros às unidades e um patrulhamento maior da Guarda Municipal. Uma das alternativas propostas pelo sindicato é de que o Centro de Saúde Ribeiro de Abreu funcione em horário reduzido ou somente no período em que guardas estiverem no local. 

A Guarda Municipal informou que o patrulhamento ocorre de maneira alternada em 90 unidades de saúde, com guardas fixos um dia sim e outro não. Ainda segundo a corporação, quando não ocorre o patrulhamento permanente, as equipes de ronda atendem aos Centros de Saúde de acordo com as demandas diárias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou, por meio de nota, que "para reforçar a segurança no Centro de Saúde Ribeiro de Abreu, a SMSA contará com dois guardas municipais fixos durante o horário de funcionamento; reforço no patrulhamento da área de abrangência onde o Centro de Saúde está instalado." Além do mais, a SMSA estuda contratar porteiros para algumas unidades de saúde, mas a origem do recurso para custeio desta mão de obra ainda está em avaliação.

Ainda segundo a nota, "a demissão dos porteiros das unidades de saúde representou uma economia de R$ 1,2 milhão mensais (1.275.000,00), que foram aplicados em ações para custear e reforçar a assistência à população." também há expectativa de ampliação no efetivo de Guardas Municipais.

A SMSA informa que o Centro de Saúde Ribeiro de Abreu voltará a funcionar, amanhã, normalmente. Nesta segunda-feira, os funcionários estão orientando a população que chega à unidade e encaminhando para outros serviços do SUS-BH.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)