(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Formatura em medicina do doutor JK completa 90 anos em 2017

Parentes de ex-pacientes do médico Juscelino Kubitschek relembram o trabalho do jovem no começo do século 20 na capital mineira, período que o ajudou a consolidar a futura carreira política


postado em 20/03/2017 06:00 / atualizado em 20/03/2017 08:50

Juscelino se formou na UFMG em 1927, e trabalhou no atendimento na Santa Casa de Belo Horizonte(foto: Memorial JK)
Juscelino se formou na UFMG em 1927, e trabalhou no atendimento na Santa Casa de Belo Horizonte (foto: Memorial JK)

Matheus Prado - Especial para o EM

As luzes da cidade vão se apagando, já passa das 23h. Enquanto todos se preparam para dormir, José deixa a mulher, Maria da Conceição, e o filho Ildeu para mais um dia de empreitada. Funcionário da Imprensa Oficial de Minas Gerais, passa as noites na gráfica auxiliando a impressão do Minas Gerais. Em setor do órgão labora o recém-formado médico Juscelino Kubitschek, atendendo os trabalhadores e seus familiares. Em 2017, ano em que se completa nove décadas da formatura de JK em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Estado de Minas foi atrás de registros de quem foi paciente e amigo daquele que seria o futuro presidente da República, como José Coelho de Morais.


Saindo de um barracão no Bairro Prado, os buracos e a poeira acompanhavam José até o Centro da recém-fundada capital mineira. Essa era a Belo Horizonte de 1931, em plena expansão, mas cheia de problemas. Juscelino voltaria para BH no mesmo ano, após passar temporada em Paris fazendo especialização em urologia com o renomado médico Maurice Chevassu. Formado pela UFMG em 1927, ele exercia a profissão há poucos anos. Por isso, se empenhava para estabelecer clientela na capital. Além do seu consultório, também clinicava na Santa Casa e era médico na Caixa Beneficente da Imprensa Oficial, onde conheceu José. Aos 81 anos, Lucy Morais, filha de José, relembra os serviços prestados pelo doutor JK à família.

“Certa vez, minha mãe estava passando mal e meu pai saiu de madrugada, a pé, para buscar JK. Aí, o doutor colocou a calça por cima do pijama, chegou lá em casa e examinou minha mãe. Quando o atendimento acabou, meu pai perguntou: ‘E agora, doutor Juscelino, como você vai embora?’. Ele respondeu: ‘Zé, você se esqueceu de que agora tem um bonde Gameleira que passa às 5h? Vou ficar aqui esperando e a dona Maria pode fazer um cafezinho para nós’. E assim ele fez”, relembra Lucy.

Em meio à amizade construída por José e Juscelino, BH crescia. Alessandro Borsagli, geógrafo e historiador, conta que a cidade era um canteiro de obras naquela década. Criação de redes de esgoto, canalização de rios e o início da construção da represa da Pampulha ocorriam simultaneamente. Apesar disso, 70% da população morava fora do cinturão central e ainda tinha pouco acesso a serviços básicos, como saneamento e iluminação. O transporte público, usado pelo médico Juscelino para visitar a adoentada mãe de Lucy, era um dos grandes problemas da capital mineira da época.


VIDA SOBRE TRILHOS
Funcionando em horários insuficientes e com poucas linhas para atender a população, os bondes não satisfaziam completamente os belo-horizontinos. O Prado, onde José morava com a família, era uma exceção. Por ser sede do Hipódromo do Prado Mineiro, uma das poucas opções de lazer na cidade, o bairro era melhor abastecido nesse aspecto. O período conturbado, relatado no livro Omnibus: Uma história dos transportes públicos em Belo Horizonte, acaba por ser o início da utilização dos transportes públicos rodoviários na cidade – curiosamente, uma das futuras marcas de Kubitschek como prefeito de BH, no início da década de 1940.

Estabelecido na capital, a vida pública atraía JK. Após ser indicado para o posto de capitão-médico no Hospital Militar, Juscelino é convocado para o front de batalha da Revolução Constitucionalista em 1932. Lá conhece Benedito Valadares, futuro interventor de Minas Gerais durante o Estado Novo, e que daria ao médico, após alguns sobressaltos, o comando de BH, em 1940.

Conhecido como “prefeito furacão”, ele era um dos grandes responsáveis pela verticalização de Belo Horizonte. Além disso, acelera o processo de asfaltamento da cidade e vislumbra o projeto arquitetônico da Pampulha com Oscar Niemeyer (1907-2012). Mantendo-se bem relacionado com as camadas mais humildes e as mais ricas de BH, solidifica sua base eleitoral e é eleito governador. Com a rápida e repentina ascensão, Kubitschek se afasta de José, mas o contrário nunca acontece.

Em uma passagem do primeiro volume de sua obra Meu caminho para Brasília, JK relata: “Aos pobres, que necessitavam de remédios, sempre encontrava um meio para mandar aviar-lhes as receitas. Era como se estivesse saldando dívidas antigas, cujos pagamentos vinham sendo protelados desde a minha infância, em Diamantina. E o resultado é que me tornei estimado pela gente boa e humilde dos subúrbios. Mais tarde, disputando eleições, o grosso de minha votação era obtido justamente nas áreas que eu havia frequentado como médico da Imprensa Oficial.”

Lucy Morais se lembra da amizade de JK com o pai, José Coelho, e dos atendimentos do jovem médico(foto: Matheus Prado/Esp. EM)
Lucy Morais se lembra da amizade de JK com o pai, José Coelho, e dos atendimentos do jovem médico (foto: Matheus Prado/Esp. EM)

ORIENTAÇÃO POR ORDEM MÉDICA


Orgulhoso dos passos trilhados por Juscelino, José se torna seu seguidor assíduo e grande cabo eleitoral. Ildeu, seu filho mais velho, o acompanhava em todos os comícios e aparições públicas do político. O jovem, apaixonado pela leitura e pela política, só conseguiu estudar até o sétimo ano, pois precisou começar a trabalhar precocemente. Apesar disso, a realidade da cidade não permitiu o oferecimento de bons postos de trabalho para todos.

No início da década de 1950, BH continua se expandindo. Nas duas décadas seguintes, a capital passa de 320 mil habitantes para 1,25 milhão, o maior crescimento em todo o país no período. Segundo Borsagli, isso ocorreu devido à criação da Cemig e a consolidação da Cidade Industrial. BH começa a receber muitos imigrantes e a estrutura oferecida pelo estado não apresentava grandes melhoras. Os problemas culminavam na falta quase diária de abastecimento de água na década de 1960.

Nesta época, já cansado, pai de nove filhos e com quase 50 anos, José Morais tinha dificuldade para sustentar a família. Ildeu e Lucy, os mais velhos, já trabalhavam para ajudar na renda, mas a situação ainda era apertada. Durante uma das aparições públicas de JK em BH, o trabalhador, acompanhado de seu primogênito, decidiu conversar com seu velho amigo. Walter, filho de Ildeu, reconta a história. “Meu avô já trabalhava há bastante tempo na Imprensa Oficial e precisava se aposentar, pois já estava cansado e com muitas dificuldades. Em um evento, meu avô teve acesso a JK e explicou a situação. Juscelino deu apoio para ele e, por orientação de JK, as condições de trabalho e de carreira do meu avô foram verificadas. Foi quando ele conseguiu uma remuneração mais justa.”

(foto: Memorial JK)
(foto: Memorial JK)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)