(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado vai conceder bibliotecas públicas a cinco municípios mineiros em 2017

Novos espaços para leitura e empréstimo de livros e periódicos serão abertos por meio do Edital de Criação de Bibliotecas Públicas Municipais 2016, da Secretaria de Estado de Cultura


postado em 15/02/2017 16:02 / atualizado em 15/02/2017 16:39

(foto: Secretaria de Estado de Cultura/Divulgação)
(foto: Secretaria de Estado de Cultura/Divulgação)
Os municípios de Córrego Danta e Formiga, na Região Oeste, Congonhas, Belo Vale e Jaboticatubas, na Região Metropolitana do Estado, foram contempladas pelo Edital de Criação de Bibliotecas Públicas Municipais 2016 e vão ganhar bibliotecas novas. As cidades serão agraciadas com um acervo de, no mínimo, mil itens, entre livros em impressão comum e Braille, periódicos, CDs, DVDs e audiolivros. Também serão entregues estantes e carrinhos de transporte, totalizando R$ 50 mil em recursos por município.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, tem por objetivo democratizar o acesso ao livro, à informação e à leitura, como forma de ampliar as condições para o desenvolvimento, cultural, humano, social e do aprendizado. 

A Diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, Cleide Fernandes, destaca a importância da iniciativa. "O acesso aos bens de leitura é um direito de todos os cidadãos e a biblioteca pública é o espaço privilegiado de acesso à leitura, literatura e informação. Por isso, investir na criação desses espaços é garantir esse direito aos mineiros, principalmente aos moradores de distritos e localidades carentes de equipamentos culturais".

Investimento

O edital tem o poder de potencializar o cenário cultural de algumas cidades, como a pequena Córrego Danta, que possui pouco mais de três mil habitantes. A biblioteca que estava fechada há mais de 20 anos será reativada graças ao fomento do Estado, conforme informa Maria Aparecida de Matos, secretária municipal cultura. "A reativação da Biblioteca Municipal, criada em 1968, terá um valor inestimável para os cidadãos, já que o equipamento cultural incentivará o acesso e hábito à leitura na formação das atuais e futuras gerações".

Também contemplado no edital, o município de Formiga destinará os recursos para a instalação da primeira biblioteca do distrito de Pontevila, situado na zona rural. "A comunidade é bastante carente em equipamentos culturais e a Biblioteca Municipal vem suprir um pouco essa lacuna. Estou certa de que o novo espaço terá um papel fundamental na disseminação de literatura e cultura na região", comenta Heloisa Silva Sousa Pinheiro, Supervisora de Bibliotecas Públicas do Município de Formiga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)