(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Civil investiga pichação no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto

Vandalismo em monumento que é destaque do complexo reconhecido como patrimônio mundial pela Unesco revolta autoridades e cidadãos


postado em 07/02/2017 06:00 / atualizado em 07/02/2017 07:11

Sujeira ocupa uma área de 20 metros do museu(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Sujeira ocupa uma área de 20 metros do museu (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Ouro Preto – Crime contra o patrimônio mundial, agressão à história do Brasil e desrespeito ao povo de Minas e de Ouro Preto, antiga Vila Rica, na Região Central do estado. O Museu da Inconfidência, uma das instituições culturais mais importantes do país, foi alvo de pichação na madrugada de ontem: na lateral direita da construção do século 18, ícone da Praça Tiradentes, no Centro Histórico, uma pessoa ainda não identificada escreveu com spray, sobre as pedras que dão testemunhos de séculos de história, as palavras “patrimônio da humanidade elitista”.

Câmeras de segurança do museu registraram o momento do vandalismo, mas, segundo a Polícia Civil, a a análise da gravação sozinha ainda não permite identificar o autor do crime. Conforme a assessoria da corporação, foi feita perícia e mais investigações estão em andamento para verificar se foi apenas um o autor da ação, classificada como “uma cretinice” pelo diretor do museu, Rui Mourão.


De manhã, equipe da Polícia Militar de Ouro Preto esteve no local e fez o boletim de ocorrência, que foi encaminhado à delegacia local. As informações foram prestadas por um segurança de plantão e as primeiras análises da câmera de vigilância, segundo técnicos do Museu da Inconfidência, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), mostraram que a pichação ocorreu antes das 6h. As palavras escritas ocupam cerca de 20 metros e podem ser vistas por quem passa pela Rua Antônio Pereira, que desemboca no espaço público tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Chamar este museu de elitista é um absurdo. Está aberto à coletividade e, aos domingos, a entrada é gratuita para os ouro-pretanos”, disse Mourão, referindo-se a um dos termos da pichação e explicando que vai mandar fazer a limpeza assim que possível. “Vamos esperar o resultado da perícia. Estou procurando o produto indicado para retirar a tinta sem causar danos às pedras”, informou. Ele lembrou que se trata da segunda pichação ao museu – a primeira ocorreu em 2010, quando foi escrita uma frase contra um político local.

Mourão disse que é preciso prender o responsável pela sujeira deixada no prédio do Inconfidência, o segundo museu federal mais visitado do país, com 150 mil pessoas/ano, atrás apenas do Museu Imperial, de Petrópolis (RJ). Na avaliação do diretor, trata-se de caso semelhante ao da Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte, igualmente alvo de pichação há quase 11 meses. Assim como a Pampulha, que detém o conjunto arquitetônico moderno, o Centro Histórico de Ouro Preto é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido em 1980 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

indignação Moradores locais, turistas estrangeiros e brasileiros e defensores do patrimônio cultural se disseram horrorizados e revoltados com a pichação. Ao verificar bem de perto a sujeira deixada pelo vândalo, a turista francesa Miky Guichot-Perere observou: “É o mesmo que pichar o Louvre”, numa referência ao célebre museu de Paris. “Esta cidade é magnífica, maravilhosa. Já vim a Ouro Preto três vezes e acho tudo muito bonito. Isso que ocorreu não é bom”, afirmou.

A francesa, que trabalha no setor de comunicação, estava acompanhada do casal Vitor Revidiego Lopes, administrador, e Maria Helena, residentes em Artur Moreira, na Região Metropolitana de Campinas (SP). “Esses atos de vandalismo mostram o quanto somos tolerantes com esse tipo de agressão ao patrimônio, alheio e público. A gente fica triste, é uma situação absurda”, afirmou Vitor. Maria Helena acrescentou que fatos dessa natureza devem ser denunciados e os responsáveis, punidos.

Monumento é o segundo museu federal mais visitado do Brasil(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Monumento é o segundo museu federal mais visitado do Brasil (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PRESS)

Funcionária de uma loja na Rua Antônio Pereira, a poucos metros da pichação, Lucimar das Graças Fernandes contou ter ficado revoltada ao chegar para trabalhar. “É absurdo, pois também ‘queima o filme’ de Ouro Preto, prejudica a nossa cidade.” Os estudantes Guilherme Resende, de 21, aluno de química industrial, natural de Barbacena e há dois anos em Ouro Preto, e Larissa Carvalho, de 20, de engenharia geológica, também criticaram a pichação. “É um protesto inválido. A pessoa que fez isso deveria escrever tais palavras num cartaz e afixá-lo na parede da casa dela. Aqui, jamais”, disse Larissa, fã incondicional do patrimônio de sua cidade. “Tenho um apego gigantesco por Ouro Preto”, resumiu. “Tem que pegar esse vagabundo, fazer ele limpar, pois agrediu o patrimônio brasileiro”, afirmou o aposentado Rubens Tavares dos Santos.

HISTÓRIA Em texto sobre o Museu da Inconfidência, Rui Mourão, que está na direção da instituição há 42 anos, escreveu: “Rompendo tradição que vinha dos tempos do reinado brasileiro de dom João VI, o Museu da Inconfidência foi o primeiro a se instalar fora da faixa litorânea do país. A criação decorreu de uma ação política. Em 1936, o presidente Getúlio Vargas, que planejava a implantação da ditadura do Estado Novo, resolveu se fortalecer junto à população, apresentando-se como defensor de uma das nossas tradições mais sensíveis. Promoveu o repatriamento dos restos mortais dos inconfidentes condenados a degredo na África, onde se encontravam sepultados. As urnas funerárias, na sua chegada, ficaram longamente expostas à visitação pública no Rio de Janeiro. Assinado o Decreto 965, de 20/12/1938, de criação do museu, a transferência das ossadas para Ouro Preto contou com o acompanhamento de Vargas. (…) O governo de Getúlio Vargas mandou vir os originais do 7º volume dos Autos da Devassa, que continha a sentença condenatória de Tiradentes, e duas traves da forca em que pendeu o mártir da Inconfidência, na Praça da Lampadosa”.

Memória
História maculada


Em 21 de março do ano passado, os olhos dos brasileiros se voltaram para a Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte, joia da arquitetura moderna projetada na década de 1940 por Oscar Niemeyer (1907-2012). O painel de azulejos de Cândido Portinari (1903-1962) e a lateral de mosaicos foram pichados com tinta spray azul e roxa, numa agressão ao bem tombado nas esferas municipal, estadual e federal do patrimônio. Três pessoas foram denunciadas, e duas delas, presas. O Ministério Público de Minas Gerias conseguiu provas indicando que a depredação fora planejada. Depois de estudos e muita discussão, a superfície ficou livre da sujeira e à disposição dos milhares de visitantes que chegam ao local diariamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)