(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

População reclama do excesso de lixo e sujeira na Praça do Papa

Vizinhos e frequentadores do cartão-postal reclamam de resíduos espalhados depois dos fins de semana. "Situação é complicada", descreve conselheira da associação de moradores


postado em 10/01/2017 06:00 / atualizado em 10/01/2017 07:37

Garis tiveram muito trabalho para dar conta da quantidade de lixo na praça(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Garis tiveram muito trabalho para dar conta da quantidade de lixo na praça (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Um cartão-postal sujo, barulhento e sempre agredido nos fins de semana. Nesse tempo de férias ensolaradas, quem esteve na manhã de ontem na Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, ficou frustrado diante do lixo acumulado no espaço, deixado por uma multidão que esteve ali sábado e domingo. Garrafas de cerveja, embalagens de todo tipo e restos de comida transbordavam das lixeiras e se amontoavam no chão, causando péssima impressão aos visitantes.


Pessoas que aproveitaram a manhã de segunda-feira para fotografar o ponto turístico também registraram, com tristeza, o monte de sujeira. Um caminhão com cinco garis a serviço da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) esteve no local, mas os funcionários eram poucos para o tamanho do serviço.


O cenário incomodou a atendente de loja Jeniffer Ribeiro Neto, de 19 anos, que ontem esteve bem cedo na praça, enquanto aguardava a hora de ir a uma consulta médica na região. “Tive que limpar um lugar no gramado para conseguir sentar. Aproveitei que cheguei mais cedo para o compromisso e fui dar uma olhada na paisagem, mas fiquei assustada”, disse a moradora de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Jeniffer contou que a quantidade de garrafas de bebida indicava que algum evento poderia ter acontecido na noite de domingo na praça, já que o gramado estava todo sujo. “Desse jeito fica complicado, porque quem vai ao ponto turístico pra contemplar a paisagem fica prejudicado. O certo seria oferecer condições de uma boa limpeza tanto para quem vai no fim de semana quanto para quem visita durante a semana”, afirma.


Residente bem perto da Praça do Papa, a conselheira da Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras, Rute Nigri, informou que a situação está cada vez pior e “complicada”. Embora ressalte que a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) faça sua parte, ela explicou que há um grande número de ambulantes que se aglomeram de forma irregular na área, principalmente depois das 22h. “A ameaça é constante, tem sempre gente lá. Com essa crise econômica, então, aparece muita gente para vender alimentos”, disse. Um homem que passou pela região na noite de domingo contou ao Estado de Minas ter ficado impressionado com a quantidade de gente. “Era uma multidão”, afirmou.

VARRIÇÃO Em nota, a SLU informa que a varrição no entorno da Praça do Papa e na parte pavimentada é feita de segunda a sábado, a partir das 8 horas, exceto aos domingos. Os técnicos esclarecem que, de segunda-feira a sábado, além da turma volante, faz a catação dos resíduos lançados indevidamente no gramado. E mais: “No que se refere aos eventos licenciados, os mesmos são atendidos com a instalação de contêineres de 240 litros de acordo com o público previsto. Nos domingos, acontece no local o Programa Brincadeira na Praça, para o qual são instalados seis contêineres de 240 litros. A limpeza na Praça do Papa acontece no período diurno e o aumento dos resíduos se deve ao período de férias escolares. (Colaborou Mateus Parreiras).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)