(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cefet-MG oferece curso gratuito de português para imigrantes

Interessados devem se inscrever até 9 de fevereiro. As aulas começam no dia 11 e abordam língua portuguesa, produção de textos, cultura e sociedade


postado em 25/01/2017 10:44 / atualizado em 25/01/2017 10:54

A partir de fevereiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) vai abrir novas turmas de português para imigrantes, refugiados e portadores de visto humanitário em Belo Horizonte. O curso é de graça e será oferecido no campus I, que fica no Bairro Nova Suíssa, Região Oeste de Belo Horizonte.

Segundo a instituição, as aulas serão aos sábados, das 13h30 às 17h45, entre 11 de fevereiro e 24 de julho de 2017. O curso vai abordar língua portuguesa, produção de textos, cultura e sociedade.

A capacitação é um projeto conjunto da Secretaria de Relações Internacionais e da Diretoria de Graduação, com apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do Cefet.

As aulas serão conduzidas por bolsistas do curso de Letras, alunos de pós-graduação em Estudos de Linguagens e  professores do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, todos acompanhados por especialistas da área de Português como Língua Estrangeira do grupo de pesquisa InforTec.

O Cefet-MG ofereceu uma turma para iniciantes no ano passado. Para o primeiro semestre de 2017, serão ofertadas duas turmas, sendo uma para os alunos que já participaram do curso em 2016 e outra para novos alunos. O grupo pretende atender 40 pessoas, 20 por turma.

Ainda de acordo com o Cefet, o curso busca oferecer uma abordagem comunicativa  intercultural, com foco no letramento crítico e na visão de língua como cultura. A capacitação também oferece a possibilidade de contato com o meio acadêmico brasileiro, ampliação dos conhecimentos do imigrante sobre a formação da sociedade brasileira, preparando para a comunicação no mundo do trabalho.

As inscrições serão feitas somente pela internet até 9 de fevereiro. É preciso informar o número da Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE) e outros dados pessoais. Para se inscrever, clique aqui. O campus I do Cefet-MG fica na Avenida Amazonas, número 5.253, Bairro Nova Suíssa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)