(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parque de Ibitipoca ganha roteiro turístico voltado para os amantes da bike

O trajeto, que percorre municípios que compõem o Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, na Zona da Mata, prioriza estradas de terra entre vilarejos, montanhas e vales


postado em 13/12/2016 19:00 / atualizado em 13/12/2016 20:55

(foto: Agência Minas Gerais/Márcio Lucinda/Divulgação)
(foto: Agência Minas Gerais/Márcio Lucinda/Divulgação)

O Parque Estadual do Ibitipoca, uma das unidades de conservação mais visitadas de Minas, na Zona da Mata, ganhou mais um atrativo nesta semana: o Roteiro Turístico Volta das Transições, direcionado principalmente para os amantes da bicicleta e que também contempla a cavalgada, o jeep tour, o motociclismo e a caminhada.

O roteiro foi idealizado pela associação dos municípios locais, Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Ibertioga, Lima Duarte, Olaria, Pedro Teixeira, Rio Preto, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga e Santana do Garambéu. O trajeto, que percorre todos esses municípios que compõem o Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, prioriza as estradas de terra entre vilarejos, montanhas, vales, entre outros atrativos da região.

De acordo com secretário adjunto de Estado de Turismo, Gustavo Arrais, a nova rota dá mais visibilidade ao turismo mineiro. "Por meio do novo roteiro e das novas atividades se espera alavancar o número de visitantes e, consequentemente, possibilitar maior desenvolvimento para o turismo mineiro", disse Arrais.

O nome Volta das Transições se refere à região onde o roteiro está inserido, que inclui importantes transições de vegetação, relevo, história e cultura. De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 450 mil estrangeiros visitaram o Brasil motivados pelo cicloturismo em 2014.

Outro estudo do Ministério mostra que 14,3% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses devem optar por meios de transporte alternativos, como bicicletas e motorhome.
Em comparação com o índice registrado em 2015, houve um crescimento de 155,3%. “Estamos atentos às tendências do mercado mundial do turismo. Tal projeto veio para incentivar a diversificação da oferta turística no estado”, destaca o analista da Diretoria de Planejamento das Políticas do Turismo, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Márcio Ribeiro.

O Parque Estadual do Ibitipoca tem área de 1.488 hectares, com diversos atrativos turísticos como mirantes, grutas, praias, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O pico da Lambada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável.(Com informações da Agência Minas Gerais).

 

(RB)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)