(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Circuito turístico em Ibitipoca tem atrações fora dos limites do parque

É possível fazer passeios de bote, banhos de cachoeira, trekking na montanha e até mountain bike


postado em 09/09/2014 07:22 / atualizado em 09/09/2014 07:29

Trilha do Circuito das Águas é um convite para aproveitar a natureza, praticar esportes de aventura ou se deliciar com um refrescante banho (foto: Zulmira Furbino/EM/D.A Press.)
Trilha do Circuito das Águas é um convite para aproveitar a natureza, praticar esportes de aventura ou se deliciar com um refrescante banho (foto: Zulmira Furbino/EM/D.A Press.)

Com suas paisagens exuberantes e água cor de Coca-Cola, o Parque Estadual de Ibitipoca, o mais visitado de Minas e um dos mais conhecidos do Brasil, é o principal atrativo natural da Zona da Mata mineira. Mas as belezas naturais da região não se encerram dentro dos limites da unidade de conservação. Com o estímulo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 13 empresários locais organizaram um circuito que envolve atrações naturais, culturais e culinárias, agregando rotas e atrações às maravilhas já conhecidas na área preservada. Uma oportunidade e tanto para aproveitar a natureza e um convite à contemplação, à prática de esportes de aventura ou simplesmente um delicioso e refrescante banho nas água cristalinas e abundantes da serra.


Aos três principais roteiros oferecidos pelo parque – Janela do Céu, Pico do Pião e o das Águas –, foram agregados quatro passeios fora da área protegida, o que promete deixar qualquer amante da natureza de queixo caído. São eles: Água Santa, Passeio de Bote, Janela do Céu por Baixo e Souza do Rio Grande. Na trilha oficial – à qual só é possível chegar caminhando – estão incluídas maravilhas como Janela do Céu (16 quilômetros de extensão entre ida e volta), Pico do Pião (11 quilômetros de ida e volta) e Roteiro das Águas (cinco quilômetros e ida e volta). Nas trilhas não oficiais, estão incluídos trekking, caminhada, cavalgadas, banhos de cachoeira, jeep tour, passeio de bote, além de comida típica, história, cultura local e artesanato.

É possível chegar ao pico da Água Santa fazendo trekking, a cavalo ou de jepp tour. Como a serra fica bem na divisa entre duas regiões do estado, lá do alto é possível ver a topografia entrecortada de montanhas e matas do lado da Zona da Mata e do outro, o Sul de Minas, uma região menos acidentada e muito mais propícia à agricultura. Um muro de pedras contruído pelos escravos atravessa a lateral do pico até se perder de vista. Do outro lado, um pouco mais abaixo, é possível visitar a gruta de onde brota a nascente que dá nome ao lugar e cujas águas a pequena população da Vila dos Moreiras acredita ter propriedades curadoras. O mirante oferece uma linda vista do parque e o pôr do sol no alto da serra é fantástico. A dica para quem vai fazer o passeio da Água Santa é passar pelo vilarejo e agendar um almoço (para a volta do passeio) na casa da Dona Lúcia Baumertz, uma descendente de alemães, que faz uma comida bem mineira, servida no fogão a lenha. Por R$ 18, o visitante come à vontade e ainda tem direito ao inigualável doce de leite com coco feito no local.

ALMOÇO CAIPIRA O passeio ao Souza do Rio Grande inclui a cachoeira do Cedro, os paredões do antigo ramal ferroviário, com opção de almoço e visita aos vilarejos tradicionais, como São Domingos da Bocaína e Rancharia. Ali, o turista pode ver a pedra que se equilibra e navegar de bote pelas águas mansas do Rio do Peixe, com direito a almoço caipira. Na trilha da Janela do Céu por Baixo, o turista visita as últimas quedas da cacheira, com direiro a vista panorâmica das sete quedas e caminhada ecológica pela mata. O floating do Rio Grande conta com passeio de Jeep, caminhada em reserva particular e banho de cachoeira. O passeio de bote ou caiaque em águas tranquilas do Rio Grande completa a rede alternativa de atrações oferecidas pelo circuito, organizado pela Rede Ibitipoca de Turismo e Hospitalidade, que reúne 13 micro e pequenos empresários locais.

Conceição do Ibitipoca, a três quilômetros da entrada do parque estadual, é distrito do município de Lima Duarte e uma atração à parte para os visitantes. Ali, já existe uma rede de pousadas e restaurantes com infraestrutura adequada para o atendimento aos turistas, como a Pizzaria Serra Nostra, que funciona todos os dias, inclusive na hora do almoço, com exceção das quartas-feiras que não são feriado. Para os mais exigentes, a Toca do Lobo promete uma cozinha autoral de boa qualidade. A arquitetura local é uma atração à parte para os visitantes. As casas são muito coloridas, muitas com tijolinho à vista, o que confere um visual charmosíssimo à vila.

Além disso, a rede de empresários organizou roteiros personalizados para oferecer aos visitantes. Dessa forma, as operadoras da região proporcionam, aos mais aventureiros, travessias, pedaladas e acampamentos, nos quais é oferecido acompanhamento em expedições fotográficas, cinematográficas, educacionais e científicas, com planejamento personalizado, de acordo com os objetivos de cada um.

ROTEIRO

Circuito Turístico do Ibitipoca

Água Santa
Principais atrativos: Mirante da Serrinha, Vila dos Moreiras, Gruta da Água Santa, Cânion, Pico da Água Santa, trilhas, riachos, visual do mar de montanhas e dos paredões do Parque.
Modalidades: Jeep tour e trekking
Nível: iniciante
Incluso no roteiro: acompanhamento de
condutores ambientais credenciados, interpretação ambiental (flora, fauna,
história, lendas),
translado em veículo 4x4.

Souza do Rio Grande
Principais atrativos: Vilas do Souza do Rio Grande, São Domingos da Bocaina, Rancharia, Corte Fundo do Ramal Ferroviário e Cachoeira do Cedro.
Modalidades: Jeep tour e trekking
Nível: iniciante
Trilha: Dois quilômetros

Floating no Rio Grande
Principais atrativos: Vilas do Souza do Rio Grande, São Domingos da Bocaina, Rancharia, Corte Fundo do Ramal Ferroviário e Cachoeira do Cedro.
Modalidades: Jeep tour, trekking e floating
Nível: iniciante
Floating: 4,5km
Trilha: Dois quilômetros

Janela do céu por baixo
Principais atrativos: Mirante da Serrinha, Vila dos Moreiras, Janela do Céu (parte baixa, com cachoeiras), trilhas em trechos de mata preservada.
Modalidades: Jeep tour e trekking
Nível: iniciante

Incluído nos roteiros
- Acompanhamento de condutores ambientais credenciados.
- Interpretação ambiental (flora, fauna, história, lendas).
- Translado em veículo 4x4 e kit lanche.

Não esqueça
Protetor solar, chapéu, camisa, bermuda e tênis que possa molhar.

Fonte: https://www.redeibitipoca.com

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)