(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Engenheiro da Cemig ensina a decorar casas e prédios com segurança para o Natal

Enfeites luminosos oferecem maior risco. Se a decoração for feita de forma incorreta, pode provocar choques, curtos-circuitos e até incêndio


postado em 21/11/2016 18:01 / atualizado em 21/11/2016 20:15

A dica é escolher e adquirir produtos de boa qualidade e com o melhor nível de isolamento elétrico(foto: Gladyston Rodrigues/EM )
A dica é escolher e adquirir produtos de boa qualidade e com o melhor nível de isolamento elétrico (foto: Gladyston Rodrigues/EM )
O Natal está chegando e todo cuidado é pouco na hora de usar enfeites luminosos dentro e nas fachadas de casas e prédios. Se a decoração for feita de forma incorreta, pode provocar choques, curtos-circuitos e até incêndio.

Uma recomendação do engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Venicio Aguiar, é escolher e adquirir produtos de boa qualidade e com o melhor nível de isolamento elétrico.

Segundo o engenheiro, a melhor alternativa é optar por enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), submetidos a testes que garantam o bom funcionamento dos dispositivos para garantir segurança para as instalações e para as pessoas.

“Instalações feitas de forma incorreta são perigosas e podem provocar choque elétrico e princípios de incêndio. A instalação dos enfeites deve ser feita de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada aparelho e, principalmente, evitando-se as gambiarras”, alerta o engenheiro.

Um erro apontado por Demetrio é ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada, utilizando os adaptadores popularmente conhecidos como “Ts” ou benjamins. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, o que pode causar acidentes”, afirma.

Uma dica dele para decorar a casa com segurança é utilizar filtros de linha para reduzir o problema. “Mas, para isso, é preciso que esse equipamento tenha um dispositivo interno de proteção contra sobrecarga, que, além de proteger a instalação provisória, possua um interruptor que permita o desligamento da iluminação quando as pessoas forem dormir ou sair de casa, evitando que esses permaneçam ligados e consumam energia elétrica”, orienta.

O uso de adaptadores em tomadas de enfeites antigos – muitas vezes incompatíveis com o novo padrão de plugues e tomadas – também deve ser evitado, já que esses dispositivos oferecem os mesmos riscos que “Ts” ou benjamins. Se a instalação elétrica apresentar alguma falha dentro do imóvel, a recomendação da Cemit é chamar um eletricista particular. Se o problema na rede elétrica externa, a pessoa deve imediatamente entrar em contato com a central de atendimento da Cemig, pelo telefone 116.

VEJA OUTRAS DICAS DE SEGURANÇA

1 -É fundamental orientar as crianças sobre os perigos da rede elétrica e evitar a que elas se aproximem dos enfeites luminosos. Os animais domésticos também devem ficar longe da decoração.

2 – Para a instalação de lâmpadas decorativas, deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica.

3 – Não instale lâmpadas decorativas utilizando os postes e padrões da Cemig. 4 – Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os direcione contra a rede elétrica.

5 – O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas.

6 – Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou a alagamentos. 7 – Proteja os pontos das conexões elétricas e as tomadas adequadamente.

8 – Siga corretamente as instruções do catálogo do fabricante.

9 – Dê preferência a lâmpadas de LED. Além de econômicas, não geram aquecimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)