(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Besouros de várias espécies invadem a Grande BH e causam medo a moradores

Infestação de inseto preocupa moradores, que relatam queimaduras causadas pelo óleo produzido pelo animal


postado em 19/11/2016 06:00 / atualizado em 19/11/2016 07:41

Maior incidência de besouros tem sido em Jaboticatubas, na Grande BH(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Maior incidência de besouros tem sido em Jaboticatubas, na Grande BH (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Uma invasão de besouros em Belo Horizonte e cidades na região metropolitana assustou moradores, principalmente em Jaboticatubas, Lagoa Santa, Vespasiano e em Caeté. Na capital, pedestres também ficaram impressionados com a quantidade de insetos na entrada do prédio da Imprensa Oficial, na Avenida Augusto de Lima com Espírito Santo, no Centro. A Praça da Estação também registrou dos bichos.

São vários besouros, de espécies diferentes. O mais comum, segundo o professor Ângelo Machado, do Departamento de Zoologia da UFMG, é o da família Scarabaeidae. “Eles fazem uma bola com o esterco de vaca e de outros bichos, a enterram dentro de um buraco e botam os ovos. Nasce a larva, que se transforma na pupa, que é o estágio intermediário entre a larva e o adulto. A pupa fica muito tempo se alimentando das fezes e na primavera, quando chove, elas viram adulto e emergem tudo de uma vez só”, explica o professor. Segundo ele, os insetos invadem as cidades e as casas atraídos pela luz. “Não oferecerem nenhum perigo para as pessoas”, esclarece o professor, que é especialista em libélulas e conhecedor de insetos em geral.

O maior relato de infestação é o de Jaboticatubas, na quinta-feira. Há moradores que sustentam que precisaram usar enxadas e baldes para limpar os quintais das suas casas. Ruas e avenidas ficaram tomadas pelos insetos, atraídos pela claridade dos postes de iluminação pública. Há casos de pessoas informando que o óleo deixado pelos besouros provocou leves queimaduras na pele, o que causou estranheza ao professor Ângelo, pois o besouro que queima a pele, segundo ele, só existe no Nordeste do país.

Nas redes sociais, muita gente se queixou de irritação na pele com o contato com o inseto. “Um besourinho desses deixou um líquido na pálpebra do meu sobrinho de 1 ano e 7 meses. Moro em Jaboticatubas. A queimadura foi feia. O olho dele amanheceu totalmente fechado. Tivemos que levá-lo ao hospital e agora está tomando antialérgico”, alertou Rosângela Neves em uma rede social. “Isso aconteceu com minha sogra também”, completou Diane Caroline.

“Em Pedro Leopoldo também está aparecendo muitos destes insetos. Em frente à minha casa tem um poste e fica cheio deles em volta”, escreveu Priscila Queiroz. Uma moradora de Vespasiano, Rute Freitas, disse que um supermercado ficou lotado de besouros. “Vi também no meu serviço, perto do Aeroporto de Confins.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)