(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Restos mortais de Irmã Benigna serão acolhidos no Santuário Nossa Senhora da Piedade

Uma programação especial de celebração foi montada neste fim de semana no santuário em homenagem a Serva de Deus


postado em 26/10/2016 13:51 / atualizado em 26/10/2016 13:56

Centenas de fiéis devem participar das celebrações (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Centenas de fiéis devem participar das celebrações (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

Fiéis e devotos da mineira Maria da Conceição Santos, a irmã Benigna Victima de Jesus (1907–1981) devem novamente mostrar a fé em homenagem a ela. Nesta sexta-feira, os restos mortais da “Serva de Deus”, como é conhecida, serão acolhidos no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma programação especial será montada neste fim de semana.

Neste ano, são recordados os 35 anos de falecimento de Irmã Benigna. Por causa disso, a Associação dos Amigos de Irmã Benigna (Amaiben) e a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade realizam celebrações todos os meses em memória da Serva de Deus.

Nesta semana não será diferente. Na sexta-feira, o arcebispo de Belo Horizonte Dom Walmor Oliveira de Azevedo vai presidir celebração em memória da Serva de Deus. A missa está marcada para às 15h no Santuário Nossa Senhora da Piedade. Na manhã seguinte, os restos mortais serão levados para o Recanto Monsenhor Domingos, que pertence à Congregação, localizado aos pés do Santuário Nossa Senhora da Piedade (Rodovia MG 435 – Km 6 – Caeté).

Por volta das 10h, será realizada a bênção da pedra fundamental do Memorial Irmã Benigna e, em seguida, será celebrada Missa em memória dela, e procissão até a Cripta da Capela São Luiz, onde ficará a relíquia.

Reconhecida pela Igreja como “Serva de Deus”, Irmã Benigna nasceu em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, em 1981. Aos 28 anos entrou para a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (Ciansp) , comunidade religiosa onde trabalhou e se santificou. Ela atuou em creches, asilos, hospitais e escolas. A mineira morou, ainda, em Lavras, Itaúna, Caeté, Lambari e BH.

Outra celebração

Os restos mortais de Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, fundador da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, da qual Irmã Benigna fazia parte, também serão acolhidos no Santuário Nossa Senhora da Piedade. Em 1867, ele fundou o Asilo São Luiz para acolher as crianças pobres e filhas de escravos, libertadas pela lei do ventre livre.

A Irmandade de Nossa Senhora da Piedade, também fundada por ele, auxiliava no cuidado das crianças e zelava pela singela Igreja do século 18, a Ermida da Padroeira de Minas Gerais, no alto do Santuário Nossa Senhora da Piedade. Alguns anos depois, doze jovens, que cresceram no Asilo São Luiz, seguindo o exemplo do Monsenhor Domingos, decidiram doar suas vidas para ajudar as crianças. Assim, no dia 28 de agosto de 1892, foi criada, aos pés do Santuário Nossa Senhora da Piedade, a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)