(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fiéis comemoram o 107º aniversário de nascimento de Irmã Benigna neste sábado em BH

A celebração será realizada no Santuário Nossa Senhora da Conceição, na Lagoinha, Região Noroeste. Ela será presidida por Dom Wilson Angotti, bispo auxiliar da capital


postado em 14/08/2014 15:26 / atualizado em 14/08/2014 16:20

Na última etapa local para o processo de beatificação, milhares de pessoas lotaram a Igreja de Santa Tereza e Santa Terezinha, no Bairro Santa Tereza, Região Leste(foto: Euler Júnior/EM/D.A.Press)
Na última etapa local para o processo de beatificação, milhares de pessoas lotaram a Igreja de Santa Tereza e Santa Terezinha, no Bairro Santa Tereza, Região Leste (foto: Euler Júnior/EM/D.A.Press)

Fiéis e devotos da mineira Maria da Conceição Santos, a irmã Benigna Victima de Jesus (1907–1981), devem lotar o Santuário Nossa Senhora da Conceição, na Lagoinha, Região Noroeste de Belo Horizonte, neste sábado. Será comemorado o 107º aniversário do nascimento da “Serva de Deus”, que está em processo de beatificação. A celebração está marcada para acontecer às 18h. Ela será presidida por Dom Wilson Angotti, bispo auxiliar de Belo Horizonte.

Na última etapa local para o processo de beatificação, milhares de pessoas lotaram a Igreja de Santa Tereza e Santa Terezinha, no Bairro Santa Tereza, Região Leste, mesmo com a chuva. Agora, o processo está na fase diocesana dos trabalhos.

Reconhecida pela Igreja como “Serva de Deus”, Irmã Benigna nasceu em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, em 1981. Aos 28 anos entrou para a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (Ciansp) , comunidade religiosa onde trabalhou e se santificou. Ela atuou em creches, asilos, hospitais e escolas. A mineira morou, ainda, em Lavras, Itaúna, Caeté, Lambari e BH.

Beatificação

A primeira etapa dos trabalhos já foi feita. Na fase diocesana foram recolhidas provas de que Benigna viveu as virtudes cristãs – como fé, caridade, prudência, justiça, entre outras – com intensidade extraordinária, isso é, de forma heroica, no jargão eclesiástico. O inquérito durou um ano e três meses.

Na etapa romana, que ainda está em curso, a documentação é analisada para verificar se as medidas legais foram cumpridas corretamente. Então, designa-se um relator que, com o postulador, elabora o positio, espécie de dossiê com as provas testemunhais e documentais reunidas na fase diocesana. O positio é concluído após ser avaliado por um congresso de nove teólogos, que pode dar à causa parecer afirmativo, suspensivo ou negativo. A partir da análise dos teólogos, a votação será feita pelos cardeais e bispos e, posteriormente, pelo papa Bento XVI, a quem cabe dar a decisão final. Concluído o procedimento, irmã Benigna poderá ganhar o título de venerável. Para ser beatificada, é preciso ter realizado ao menos um milagre.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)