(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Passeio de bike à moda antiga celebra a primavera e título de patrimônio da Pampulha

Ciclistas participaram do Tweed Ride desse sábado usando figurinos e acessórios antigos e chamaram a atenção de turistas e frequentadores da Lagoa da Pampulha


postado em 25/09/2016 17:26 / atualizado em 25/09/2016 19:35

Ciclistas visitaram obras de Oscar Niemeyer e chamaram a atenção por onde passavam(foto: Pedro Ferreira)
Ciclistas visitaram obras de Oscar Niemeyer e chamaram a atenção por onde passavam (foto: Pedro Ferreira)
 

Uma verdadeira viagem no tempo marcou o passeio de ciclistas que participaram na tarde desse sábado do Tweed Ride BH Primavera 2016, na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

O passeio, que acontece a cada estação do ano, com ciclistas usando figurinos e acessórios em estilo retrô, das décadas de 1940 e 1950, homenageou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade concedido à Pampulha pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Passeio terminou na casa onde morou JK, com piquenique no jardim e show musical(foto: Divulgação Tweed Ride )
Passeio terminou na casa onde morou JK, com piquenique no jardim e show musical (foto: Divulgação Tweed Ride )
O ponto de partida foi o Museu de Arte da Pampulha. Os ciclistas visitaram outras obras do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), que compõem o conjunto arquitetônico e o passeio terminou com um piquenique nos jardins da Casa JK, onde viveu o presidente Juscelino Kubitschek.

A proposta do Tweed Ride é resgatar o papel da bicicleta como transporte no espaço urbano. “Uma das diversas intenções é mostrar que é possível usar a bicicleta como meio de transporte, desvinculando-a da prática esportiva”, conta a pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e criadora do Tweed Ride BH, Renata Aiala, lembrando que alguns trechos da Pampulha foram requalificados para privilegiar pedestres e ciclistas.

O passeio foi parte da programação da Semana da Mobilidade e do Dia Mundial Sem Carro, quando diversas atividades chamam atenção para a necessidade da humanização do trânsito, redução da velocidade e do uso dos automóveis em deslocamentos.

O próximo Tweed Ride BH Verão ainda não tem data marcada. Organizadores já adiantaram que o passeio terminará em algum local com piscina, onde os participantes possam nadar usando roupas de banho antigas, com o tradicional piquenique.

HISTÓRICO

O Tweed Ride foi criado em 2009 em Londres, quando um grupo de ciclistas resolveu pedalar resgatando vestimentas de inverno dos anos 20, 30 e 40, entre eles o tweed, um tecido de lã utilizado em estações frias.

O passeio batizado de Tweed Ride, ou Tweed Run, ganhou o mundo com a mesma mensagem: a bicicleta é uma forma elegante de se deslocar pela cidade. Em Belo Horizonte a primeira edição ocorreu em 2013.

Trechos da Pampulha foram requalificados para privilegiar pedestres e ciclistas.(foto: Pedro Ferreira)
Trechos da Pampulha foram requalificados para privilegiar pedestres e ciclistas. (foto: Pedro Ferreira)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)