(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndios atingem ao menos quatro unidades de conservação em Minas Gerais

A situação se agrava por causa dos ventos fortes e o tempo seco. Uma das situações mais crítica é no Parque Nacional da Serra da Canastra, entre São Roque de Minas e Sacramento


postado em 08/08/2016 15:55 / atualizado em 08/08/2016 16:34

As chamas na Serra da Canastra começaram na última sexta-feira(foto: ICMBio/Divulgação)
As chamas na Serra da Canastra começaram na última sexta-feira (foto: ICMBio/Divulgação)

Os incêndios florestais assolam Minas Gerais e seguem em alta. Ao menos quatro unidades de conservação são atingidas por queimadas nesta segunda-feira. Uma das situações mais crítica é no Parque Nacional da Serra da Canastra, entre São Roque de Minas e Sacramento. Aeronaves e brigadistas tentam apagar as chamas que consomem a vegetação local desde a última sexta-feira. A situação se agrava por causa dos ventos fortes e o tempo seco. A suspeita é que o fogo seja criminoso.

O combate as chamas na Serra da Canastra, local onde fica a nascente do Rio São Francisco, começou na última sexta-feira. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), focos iniciaram em dois pontos, um na parte alta do parque e outro próximo à cachoeira Casca D´Anta. No fim de semana, as chamas se expandiram em direção do Rio Santo Antônio.

Nesta segunda-feira, brigadistas do ICMBio, da Floresta Nacional de Ipanema (SP)e do Prevfogo do Ibama, Grupo Ambientalista do Torto (Gat), além de militares do Corpo de Bombeiros de Uberaba, no Triângulo Mineiro, seguem no combate as chamas. Dois aviões air tractor ajudam com o lançamento de água sobre a vegetação. Um helicóptero do Governo de Minas atua no transporte das tropas e na avaliação do incêndio.

A situação também é crítica em outros pontos do estado. Outra ocorrência é atendida no Monumento Natural de Itatiaia, entre Ouro Preto e Ouro Branco. Uma aeronave da Força-Tarefa Previncêndio (FTP) está atuando no combate. Os brigadistas são levadas para locais próximos ao incêndio por meio de caminhonetes. Com as chamas estão concentradas em áreas de difícil acesso, eles são levados de helicóptero até os pontos de combate. Aproximadamente 34 brigadistas estão em ação na área de preservação.

Brigadistas combatem incêndio no Parque Estadual Serra do Cabral, em Buenópolis, na Região Central de Minas Gerais. As chamas, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) tiveram início no domingo. Nessa segunda-feira, sete pessoas ainda tentavam debelar as chamas.

Ver galeria . 8 Fotos Fogo se espalhou rapidamente por causa do tempo seco e ventos fortesÂngelo Pettinati/Divulgação
Fogo se espalhou rapidamente por causa do tempo seco e ventos fortes (foto: Ângelo Pettinati/Divulgação )


Brigadistas combateram um incêndio que atingiu boa parte da vegetação do Parque Estadual Serra do Ouro Branco na noite desse domingo. As chamas se espalharam pela mata e formaram diversas linhas de fogo, que foram debeladas nesta manhã. A área queimada e as causas do incêndio não foram esclarecidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Belo Horizonte

O Corpo de Bombeiros combatem na tarde desta segunda-feira pelo menos dois grandes focos de incêndio na Serra do Curral. As causas das queimadas ainda são investigadas pelos militares. Os ventos fortes e a falta de chuva na capital mineira, a última foi registrada há dois meses, ajuda na proliferação dos focos.

O incêndio começou na manhã desta segunda-feira próximo ao Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de BH. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas se espalharam por outros pontos da serra. Duas viaturas foram enviadas para combater os focos no Bairro Belvedre, próximo a rua Professor Cristóvão dos Santos, e outras duas estão na Avenida Bandeirantes, no Bairro Sion.

Tempo seco

Um dos motivos para o aumento de ocorrências é a baixa umidade relativa do ar. E se depender da da previsão do tempo a situação ainda vai se manter crítica. Não há previsão de chuva para Belo Horizonte nos próximos dias. De acordo com o instituto PUC Minas TempoClima, as temperaturas devem se manter elevadas até, ao menos, quarta-feira. Nesta segunda-feira, a máxima em BH deve ficar em torno de 30 ºC.

Uma massa de ar seco que atua sobre Minas Gerais dificulta a formação de nuvens, afastando a possibilidade de chuva e aumentando as temperaturas. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar até o fim da tarde de quarta-feira. Os índices devem ficar abaixo dos 30%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)