(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndios florestais em julho superam em 26% a média em Minas

Próximos meses são considerados críticos para o risco de fogo em áreas verdes do estado, exigindo maior mobilização de equipes dos Bombeiros e de unidades de conservação


postado em 04/08/2016 21:26 / atualizado em 05/08/2016 00:25

Minas Gerais fechou o mês passado com 87 incêndios florestais, número 26% maior que média de 69 para julho. Já os focos de calor – pontos identificados por satélite que não são necessáriamente incêndios fora de controle – foram contabilizados em 1.003, quantidade 44,5% superior à média do mesmo período. A redução da umidade relativa do ar, o aumento da temperatura e a vegetação seca são fatores que, quando combinados, criam ambiente propício a incêndios florestais nesta época do ano. Os dados são da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Incêndio no Morro Dois Irmãos(foto: IEF/Divulgação)
Incêndio no Morro Dois Irmãos (foto: IEF/Divulgação)
Abril marca o início do período de estiagem, que normalmente se estende até o fim de outubro. Entre abril e julho de 2015, foram 111 incêndios florestais, enquanto neste ano o número subiu para 154. Do total, 109 ocorrências foram registradas em unidades de conservação e 55 no entorno delas. Historicamente, os meses de setembro e outubro são campeões em número de queimadas. Portanto, nos próximos dois meses a atenção das brigadas das unidades de conservação e de militares do Corpo de Bombeiros deve ser redobrada.

Agosto mal começou e nove incêndios florestais foram contabilizados em quatro dias. A média de ocorrências para o mês é de 144. Um deles ocorreu no Morro Dois Irmãos, símbolo de Montes Claros, no Norte de Minas, no dia 1º. Após 26 horas de combate ao fogo, a equipe de 50 pessoas – composta por bombeiros, policiais militares, voluntários e funcionários da unidade de conservação – conseguiu debelar as chamas dos três focos de incêndio que queimaram cerca de 40% da área de preservação ambiental, o equivalente a 3 mil hectares.

Na Grande BH, a previsão para o fim de semana é de tempo nublado e sem chuva. As temperaturas devem ficar entre 15°C e 28°C e a umidade relativa do ar permanecerá em 35%.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)