(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para turistas que estão em BH, jogos da Olimpíada são atração a mais

Simpatia e hospitalidade dos belo-horizontinos encanta turistas de outras partes do Brasil e do mundo


postado em 05/08/2016 06:00 / atualizado em 05/08/2016 07:37

As catarinenses Mariana Marques e Ana Caroline(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
As catarinenses Mariana Marques e Ana Caroline (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Moradores de outras partes do Brasil e do mundo que têm compromissos em Belo Horizonte durante a Olimpíada estão aproveitando para curtir a capital mineira no clima dos Jogos Olímpicos. O maior elogio feito aos belo-horizontinos é a simpatia.


As amigas de Florianópolis Mariana Marques, de 28 anos, e Ana Caroline Gonçalves, de 22, estão desde segunda-feira em BH participando de um congresso de aquicultura. Mariana aproveitou para ver os jogos do futebol feminino no Mineirão na quarta-feira e já planejava a ida ao Independência ontem, acompanhar a partida entre Cruzeiro e Internacional, pelo Brasileirão. Em um hostel da Savassi, Ana Caroline tentava, no computador, remarcar a passagem de volta, para ficar em BH até segunda, data de seu aniversário. “Vou ficar, nem que tenha que comprar outra passagem”, contou. As duas são estudantes de engenharia de aquicultura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ficaram encantadas com o clima festivo.

“A cidade é bem arborizada e o povo é muito receptivo. As pessoas são felizes e o jeito de falar do mineiro é tão legal que dá até vontade de ficar só ouvindo”, diz Mariana. “Ontem (quarta-feira) fomos a um bar em Lourdes e acabamos com a ‘gelada’ (cerveja). Hoje (ontem) queremos ir a alguma boate do circuito do rock”, planejava Ana. “A impressão que temos é de que as coisas estão sempre funcionando, o que não acontece em Floripa. Pretendemos voltar”, completa Mariana.

Vivendo há cerca de um ano em um hostel na Pampulha, o paquistanês Asmat Ullah Khan, de 27, está fazendo doutorado na UFMG e deve passar pelo menos mais três anos na cidade. Ele aproveitou para comprar ingresso para a partida entre Argélia e Portugal, no dia 10, no Mineirão, pois esperava ver o craque português Cristiano Ronaldo em ação. “Infelizmente, ele não vai jogar. Mas pretendo ir ao jogo com a bandeira do meu país”, disse Asmat. Segundo ele, uma das coisas que mais chamaram a atenção em BH foi a simpatia das pessoas, que estão “sempre de coração aberto”. “No meu país, quando não conheço alguma pessoa, não costumo conversar. Aqui todos são muito simpáticos e puxam conversa o tempo todo. Agora, é uma cidade bem grande quando você precisa se deslocar de um ponto distante para outro”, diz o estudante.


O paquistanês Asmat Khan e a colombiana Andrea Verbel: elogios a BH(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
O paquistanês Asmat Khan e a colombiana Andrea Verbel: elogios a BH (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
CLIMA Intercambista da UFMG, a colombiana Andrea Verbel, de 21, não estava tão animada com a apresentação de sua seleção no torneio de futebol feminino, na noite de quarta-feira. Ela acompanhou, das cadeiras do Mineirão, a derrota da Colômbia por 4x0 para a França e ainda estima que será pior no jogo de amanhã, contra os Estados Unidos. Resultados à parte, ela destacou várias qualidades na capital mineira. “Gosto do clima da cidade e da arte, principalmente a arte de rua. Eu estudo esse tema e por isso observo mais. Belo Horizonte é rica em cores, sabores e texturas, além de ser muito amável”, conta a estudante, que vive na moradia estudantil da UFMG e conversou com a equipe do EM junto com o amigo paquistanês Almat.

Dono de um hostel na Pampulha, Gabriel Torres Vieira da Costa diz que o imóvel tem capacidade para 45 pessoas e deve chegar ao fim da Olimpíada com 150 reservas de estrangeiros. “Nos dias 12 e 13, estarei com lotação máxima. Desde a Copa do Mundo, a cidade virou uma referência. E agora, com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade para a Pampulha (concedido pela Unesco), imagino que esse fluxo vai aumentar ainda mais”, estima.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)