(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maritaca perde parte da asa por causa de linha chilena no Minaslândia

Ave foi encontrada no telhado de uma casa na manhã desta segunda-feira. Linha chilena é proibida no Brasil, mas ainda é vendida ilegalmente, fazendo vítimas todos os anos


postado em 25/07/2016 10:05 / atualizado em 25/07/2016 10:08

O uso de linhas com cerol, ou a linha chilena, que também é cortante, levam perigo tanto aos pedestres e motociclistas quanto aos animais na temporada de pipas. Na manhã desta segunda-feira, uma equipe do Corpo de Bombeiros resgatou uma maritaca que ficou presa em uma linha no Bairro Minaslândia, Região Norte de Belo Horizonte. A ave perdeu parte da asa.

A maritaca foi encontrada no telhado do aposentado Edmar de Paula Roteio. “Parece que ela bicava onde estava a linha, tentando se livrar”, conta. Segundo ele, ao ver a situação da ave, sua neta de 6 anos ficou muito nervosa e chorou. Temendo ferir a ave ainda mais se tentasse retirá-la, Edmar chamou os bombeiros.

De acordo com os militares, a ave estava com o corpo emaranhado em uma linha chilena e teve parte da asa amputada. A maritaca foi levada para o Centro de Proteção ao Animal, na Região da Pampulha.

Edmar disse que o resgate foi rápido e agradeceu aos bombeiros. “O Corpo de Bombeiros foi muito prestativo, muito sensível ao que estava acontecendo”, comenta.

Na noite de domingo, um motociclista de 29 anos sofreu um grande corte no pescoço ao bater em uma linha chilena em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. A vítima foi hospitalizada. A linha chilena, que foi recolhida pelo Corpo de Bombeiros, estaria sendo usada por uma pessoa que soltava pipas no local e fugiu sem ser identificada.

A linha chilena é uma espécie de cerol industrializado. Ela tem poder muito mais cortante que a mistura de vidro moído e cola usada no cerol. A venda da linha chilena é proibida em Minas Gerais pela Lei Estadual 14.349/09. Mas continua sendo comercializada ilegalmente. (Com informações de Luiz Ribeiro)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)