(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atestado de antecedentes será emitido automaticamente nas UAIs

Documento emitido pela Polícia Civil de Minas Gerais informa a existência ou não de registro criminal da pessoa


postado em 19/07/2016 12:28 / atualizado em 19/07/2016 12:34

Para realizar o procedimento no autoatendimento, é necessário clicar na opção Polícia Civil(foto: PCMG/Divulgação)
Para realizar o procedimento no autoatendimento, é necessário clicar na opção Polícia Civil (foto: PCMG/Divulgação)
A partir desta terça-feira, a emissão do atestado de antecedentes passa a ser realizada nos terminais de autoatendimento duas Unidades de Atendimento Integradas (UAIs), pela internet e pelo aplicativo MG App, dispensando a emissão por meios físicos.

O atestado de antecedentes é um documento emitido pela Polícia Civil de Minas Gerais, que informa a existência ou não de registro criminal da pessoa. O documento apresenta a situação do cidadão requisitante no exato momento da solicitação.

De acordo com a Polícia Civil, que atuou com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para implantação do serviço, a medida desonera o estado de gastos com papel e traz benefícios como a facilidade para retirada do documento, ausência de filas e burocracia e custo zero para a emissão.

A diretora do Instituto de Identificação da Polícia Civil, delegada Letícia Gamboge, informou que o atestado emitido via internet e pelos terminais tem valor jurídico reconhecido da mesma forma. A retirada presencial ainda será realizada, mas apenas nos casos em que a emissão não for possível nos canais virtuais, quando então o requisitante irá receber uma mensagem em tela para comparecer a uma UAI, a um Posto de Identificação, ou a uma delegacia de polícia.

Para retirar o documento, é necessário preencher o formulário pelo endereço https://wwws.pc.mg.gov.br/atestado/. Em seguida, o cidadão deve informar o número da carteira de identidade, nome completo e data de nascimento. No mesmo endereço, o requisitante também pode conferir a autenticidade do documento.

Pelo aplicativo MG App, disponível para os sistemas Android e iOS, o usuário também pode acessar o mesmo formulário por celular e dispositivos móveis e obter a versão digital do documento.O procedimento é o mesmo nos terminais de autoatendimento das UAIs.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)