(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas cria o Dia Estadual do Doador de Medula Óssea, que será 14 de dezembro

A data comemorativa foi criada pelo governador Fernando Pimentel, que sancionou a Lei 22.198/2016 e a publicou nesta quinta-feira no diário oficial Minas Gerais


postado em 14/07/2016 18:25 / atualizado em 14/07/2016 21:53

Minas Gerais agora tem o seu Dia Estadual do Doador de Medula Óssea, que será 14 de dezembro. A data comemorativa foi criada pelo governador Fernando Pimentel, que sancionou a Lei 22.198/2016 e a publicou nesta quinta-feira no diário oficial Minas Gerais.

O objetivo é conscientizar a população para a importância de se cadastrar como doador. A lei teve origem no Projeto de Lei (PL) 3.004/15, do deputado Thiago Cota (PMDB), que tramitou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em turno único e foi aprovado pelo plenário em 6 de julho.

O projeto original definia a data em 6 de outubro, mas foi mudada para coincidir com a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, realizada de 14 a 21 de dezembro. A doação de medula óssea facilita o tratamento da leucemia e o Dia do Doador vai homenagear pessoas que ajudam a salvar vidas.

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Nela são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

O transplante de medula óssea é indicado como parte do tratamento em algumas doenças sanguíneas, como a anemia aplástica grave, as mielodisplasias e determinados tipos de leucemia, também conhecida como câncer no sangue. Segundo o Ministério da Saúde, o número de doações no Brasil ainda é insuficiente, uma vez que a probabilidade de se encontrar um doador compatível é de um em cada 100 mil.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)