(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha realiza cadastro de doadores de medula óssea em Betim

Ação acontece na próxima quinta-feira, dia 12 de dezembro, no hall da prefeitura da cidade


postado em 05/12/2013 13:52 / atualizado em 05/12/2013 13:54

Moradores da cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, poderão participar na próxima semana de uma campanha para cadastrar doadores de medula óssea. A ação vai acontecer no dia 12 de dezembro, das 8h às 12h, no hall do Centro Administrativo da cidade, que fica na Rua Pará de Minas, 640, Bairro Brasiléia. A previsão é de que 150 pessoas sejam cadastradas na próxima quinta-feira.

O objetivo é incentivar o cadastro para doação de medula óssea, ajudando a salvar vidas das pessoas em tratamento de leucemia. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos pode ser doadora. Os dados pessoais preenchidos no formulário, juntamente com 5 ml de sangue coletado, são encaminhados ao Banco Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Havendo compatibilidade genética, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão responsável por manter os dados sigilosos, entra em contato com a pessoa para confirmar o interesse na doação. Confirmado o interesse, o doador é chamado para fazer exames complementares e, depois disso, o transplante é agendado.

Na doação, a medula óssea é retirada da bacia do doador, que sentirá apenas um breve incômodo. O cadastro é feito pelos hemocentros de todo o país. Em Minas Gerais, os interessados devem procurar o Hemominas. O Dia do Doador de Medula Óssea é comemorado em 22 de dezembro.

A ação realizada em Betim tem o apoio da prefeitura da cidade, Superintendência Municipal de Juventude, Fundação Hemominas Betim, voluntários e da idealizadora da campanha Quinta do Bem, a jornalista mineira Flávia Freitas, que perdeu um irmão em 1999 por causa da leucemia. Ela criou o projeto em 2011, quando a prima teve o mesmo diagnóstico e precisou de um doador fora da família, pois ninguém era compatível. Na Quinta do Bem, as mulheres usam lenços na cabeça e os homens uma fita vermelha no braço. Para divulgar a ação, a mobilização pede que as pessoas postem nas redes sociais as fotos de apoio usando os acessórios. As imagens também pode ser enviadas para a página do Facebook. Além da internet, a Quinta do Bem também está engajada nas campanhas físicas para cadastro de doação de medula óssea.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)