(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Briga entre torcedores mancha dia de clássico em Contagem; ninguém foi preso

Atleticanos e cruzeirenses se enfrentam com paus, pedras e barras de ferro em Contagem antes da partida de ontem. Três são socorridos no Hospital João XXIII


postado em 13/06/2016 06:00 / atualizado em 13/06/2016 08:03

Viatura da polícia na Praça Paulo Pinheiro Chagas, transformada em área de guerra por torcedores (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Viatura da polícia na Praça Paulo Pinheiro Chagas, transformada em área de guerra por torcedores (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Cenas de selvageria praticadas por torcedores de Atlético e Cruzeiro assustaram a população de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã de ontem. Membros das duas torcidas se encontraram na Praça Paulo Pinheiro Chagas, Bairro Eldorado, por volta das 10h, quando se preparavam para seguir para a Arena Independência, e iniciaram um confronto generalizado. Paus, pedras e barras de ferro foram usados pelos vândalos durante a briga, que terminou com três torcedores do Atlético encaminhados ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII e nenhum preso. Segundo a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), eles tiveram escoriações e não correm risco de morrer. No palco do confronto, testemunhas imaginaram que o desfecho poderia ser uma tragédia, já que pedras foram arremessadas e torcedores receberam pauladas.


Um dos primeiros militares a chegar ao cruzamento das avenidas Londres e João César de Oliveira, onde fica a Praça Paulo Pinheiro Chagas, foi o sargento Gerson Lisboa, da 186ª Companhia do 39º Batalhão. Segundo ele, cerca de 30 torcedores do Atlético e 50 do Cruzeiro se encontraram no momento em que cada grupo se dirigia para a partida realizada ontem entre os dois clubes, válida pelo Campeonato Brasileiro, na Arena Independência, Bairro Horto, Leste de BH. “A situação era de confronto. Solicitamos apoio do Batalhão de Choque e do helicóptero. Com a chegada do Choque, foram usadas bombas de efeito moral para dispersão dos envolvidos. As câmeras do Olho Vivo flagraram a ação dos agressores das três vítimas de ferimentos levadas para o hospital, e a Polícia Civil será comunicada”, afirma o militar.

Vídeos divulgados na internet mostram os momentos de selvageria. Pelas imagens, é possível ver pedras voando e rolando a todo momento, com correria dos envolvidos. Depois que todos foram embora, a praça ficou cheia de pedras espalhadas. Também foi vista uma barra de ferro solta no chão e alguns pedaços de pau. Uma das pedras lançadas acabou acertando o vidro de um supermercado da região, dando um susto nos funcionários que trabalhavam no momento. Foi necessário fechar a porta do estabelecimento para que a confusão não entrasse no supermercado ou atingisse algum cliente. Pessoas que trabalham no local disseram que viram um torcedor tomando uma paulada, chegando a pensar que ele poderia morrer no local. O taxista José Mauro Chaves, de 51 anos, que esperava passageiros no ponto da praça no momento da briga, disse que um dos motoristas saiu no prejuízo com um vidro quebrado. “Vários carros passaram no sinal vermelho para fugir da confusão. Fiquei com muito medo e também saí. Sou um pai de família e ainda dirijo táxi dos outros, imagina se acontece alguma coisa comigo?”, questiona o motorista profissional.

Pedras e bastão usados no confronto(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Pedras e bastão usados no confronto (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)

FERIDOS Segundo a PM, foram encaminhados para o HPS João XXIII três torcedores do Atlético com escoriações pelo corpo. Yuri Breno de Assis, de 22 anos, Breno Caique Silvestre Pereira, de 21, e Luiz Fernando Gonzaga Vitalino, de 32. Inicialmente, a corporação informou que um dos feridos tinha sido socorrido em estado grave, mas a assessoria de comunicação da Fhemig comunicou que todos os três casos são leves. Um homem que passava pela região e preferiu não se identificar disse também que os vândalos disfarçados de torcedores chegaram a invadir uma loja de material de construção que estava aberta e pegaram alguns produtos, que foram usados na briga, como cabos de madeira. Uma das informações que chegaram para a polícia na hora da briga foi a presença de indivíduos armados dando tiros no meio da pancadaria. “Realmente recebemos essa informação, mas, durante a abordagem, não ficou constatada a presença de armas no local”, acrescenta o sargento Lisboa.

Mesmo com a presença de viaturas do 39º Batalhão,  do Choque e com o rastreamento do helicóptero da PM, não foi possível prender nenhum agressor. “Inicialmente, nós agimos para isolar os atleticanos, que estavam em menor número, e nos preocupamos com as vítimas. Com a chegada dos militares do Batalhão de Choque, rapidamente as pessoas se dispersaram”, justifica o sargento. O militar disse ainda que recebeu da central de monitoramento do Olho Vivo um comunicado de que as câmeras da praça flagraram a selvageria e que as imagens serão encaminhadas para a Polícia Civil para a identificação do maior número possível de envolvidos no caso.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)