(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve paralisa 700 serviços do BH Resolve

População de Belo Horizonte deixa de ser atendida. Prefeitura alega crise econômica para dispensar 42 funcionários terceirizados


postado em 20/05/2016 16:43 / atualizado em 20/05/2016 23:49

Pedro Ferreira

Funcionários da Central de Relacionamento Presencial BH Resolve, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), estão em greve e 700 serviços prestados à população estão parados nesta sexta-feira e na próxima segunda. O posto, que funciona na Avenida Santos Dumont, 363, no Centro, resolve questões relacionadas ao pagamento de IPTU, serviços de finanças, podas de árvores, tapa-buraco e controle de pragas, por exemplo.

O serviço no BH Resolve é terceirizado. Segundo a empresa responsável, Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS), a PBH solicitou uma redução de 25% no valor dos contratos, o que implicaria demissão de pessoal, no caso do BH Resolve, 42 empregados em um universo de 147.

A PBH informou que, diante da crise econômica que atinge o país, com consequências diretas e igualmente graves para estados e municípios, vem, desde 2014, tomando uma série de providências como a redução de veículos, dos serviços terceirizados, do número de estagiários, de aluguéis e o congelamento de salários de prefeito, vice-prefeito e secretários.

“Neste cenário de crise, é preciso considerar que a arrecadação da prefeitura vem evoluindo em patamar abaixo da inflação, ao mesmo tempo em que está havendo aumento de custeio em virtude da ampliação da prestação de serviços, com novas escolas e outros equipamentos públicos”, informou o município.

Ainda de acordo com a PBH, o objetivo de todas as medidas adotadas é garantir a saúde fiscal do município, sem comprometer os serviços essenciais para a população e os salários dos servidores. “Todos os órgãos municipais foram orientados a realizar adaptações operacionais no sentido de compatibilizar suas despesas com a receita disponibilizada pelo município. Nenhuma medida adotada pela prefeitura afetará a qualidade dos serviços essenciais prestados à população”, diz a nota divulgada pela PBH.

A redução de servidores terceirizados na unidade do BH Resolve, segundo a PBH, se enquadra dentro deste cenário. Ainda de acordo com a nota, o atendimento aos cidadãos não será prejudicado, já que a PBH disponibiliza outros canais – além do presencial – como o telefone 156, o SACWeb e o aplicativo BH Resolve Mobile.

Para preservar os empregos de quem não foi demitido, a MGS disse ter proposto ao sindicato da categoria e funcionários a redução temporária de salário proporcional à redução da carga horária de trabalho, por meio do Programa de Proteção ao Emprego (PPE) previsto na Lei 13.189/2015.

“A diretoria-executiva da MGS reafirma seu respeito à autonomia do movimento sindical e ao direito de greve, mas lamenta que o desfecho dessa decisão provoque demissões, neste momento de agravamento da crise econômica e elevação do índice de desemprego”, informou a empresa.

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)