(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sirenes serão acionadas nesta quinta-feira em Mariana para lembrar seis meses da tragédia

O movimento #UmMinutoDeSirene, criado por moradores de Mariana, e simpatizantes da luta das vítimas da Barragem do Fundão, de propriedade da Samarco, farão o ato


postado em 04/05/2016 18:10 / atualizado em 04/05/2016 22:59

O rompimento da Barragem do Fundão completa seis meses nesta quinta-feira(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O rompimento da Barragem do Fundão completa seis meses nesta quinta-feira (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O movimento #UmMinutoDeSirene, criado por moradores de Mariana, e simpatizantes da luta das vítimas da Barragem do Fundão, de propriedade da Samarco, preparam uma grande manifestação para esta quinta-feira, quando a maior tragédia socioambiental do Brasil completará seis meses.

Às 19h, na Praça da Sé, no Centro da cidade histórica, o grupo vai replicar o som de uma sirene durante um minuto. O nome do movimento é um protesto à ausência do equipamento na represa da mineradora. Especialistas avaliam que vidas poderiam ser salvas se o equipamento estivesse instalado.

Dezenove pessoas, sendo 13 funcionários da Samarco ou de prestadoras de serviços, morreram. As outras seis vítimas residiam no distrito de Bento Rodrigues, o primeiro a ser devastado.

O #UmMinutoDeSirene disponibilizou na internet – https://goo.gl/TcediO – um kit para quem deseja replicar o som da sirene nas redes sociais. Amanhã, das 15h30 às 16h30, o grupo fará um “compartilhaço” de fotos com a hashtag #UmMinutoDeSirene. No mesmo horário, numa iniciativa do Greenpeace Brasil, haverá um twitaço.

Tragédia

O maior desastre socioambiental do país, na tarde de 5 de novembro de 2015, devastou quase 1,5 mil hectares de matas ciliares, destruiu três rios (Gualaxo do Norte, Carmo e Doce), atingiu o Oceano Atlântico, soterrou mais de 100 nascentes, assassinou um incontável número de animais e causou grande prejuízo a milhares de famílias. (RB)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)