(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sem chuvas em abril, Sistema Paraopeba fica maior período do ano com volume estagnado

Já são 12 dias sem aumento da quantidade de água armazenada no conjunto formado pelas represas do Rio manso, Vargem das Flores e Serra Azul, o que ainda não havia acontecido em 2016


postado em 23/04/2016 08:33 / atualizado em 23/04/2016 18:41

Reservatório do Rio Manso está com 71,9% de sua capacidade. É a represa do Sistema Paraopeba com maior volume armazenado atualmente(foto: Beto Novaes/EM/D.A PRESS)
Reservatório do Rio Manso está com 71,9% de sua capacidade. É a represa do Sistema Paraopeba com maior volume armazenado atualmente (foto: Beto Novaes/EM/D.A PRESS)
A chuva dos três primeiros meses do ano, aliada à inauguração da captação emergencial feita diretamente no Rio Paraopeba, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em dezembro do ano passado, poupou os reservatórios que atendem à Grande BH e fez com que os volumes armazenados dessem um salto no início de 2016. Porém, sem nenhum milímetro de chuva em abril, o monitoramento dos volumes feito pela Copasa mostra que já são 12 dias sem nenhum aumento percentual no armazenamento do Sistema Paraopeba.

O período de estagnação começou em 10 de abril, quando o sistema passou de 56,5% da capacidade reservada para 56,6%. Entre 11 de abril e essa sexta-feira, 22 de abril, não houve mais aumento. Foram seis dias com o mesmo volume mantido e mais seis dias com 56,5%, 0,1 ponto percentual a menos. Os dados disponibilizados pela Copasa mostram também que o mês de abril de 2016 é sinônimo de tempo seco para as três represas do Sistema Paraopeba e também para o Sistema Rio das Velhas.

Em 22 dias não choveu nos reservatórios do Rio Manso, Serra Azul e na captação do Rio das Velhas. Em Vargem das Flores, choveu menos de um milímetro (0,7mm). Apesar de abril já ser considerado um mês mais seco, historicamente são registradas chuvas nas captações que atendem a região metropolitana. Na represa do Rio Manso, por exemplo, a média histórica aponta 67,9mm para o período, enquanto Vargem das Flores costuma registrar 55,5mm e Serra Azul tem média de 47,9mm. Já no Rio das Velhas é comum chover 60,5mm no mês de abril.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)