(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bares do Lourdes vão fechar mais cedo para reduzir barulho, diz PM

Major afirmou que não houve aumento expressivo nos casos de roubo a estabelecimentos comerciais do bairro. A denúncia de alta nos registros foi feita ao EM pelo presidente da Associação da Praça Marília de Dirceu e Adjacências


postado em 08/04/2016 06:00 / atualizado em 08/04/2016 07:56

Mesas e cadeiras deverão ser retiradas das calçadas dos bares antes da meia noite os dias de semana(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press - 14/10/15)
Mesas e cadeiras deverão ser retiradas das calçadas dos bares antes da meia noite os dias de semana (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press - 14/10/15)
A Polícia Militar de Minas Gerais confirmou que os bares em Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, retirarão mesas e cadeiras das calçadas antes da meia-noite durante os dias de semana. No entanto, segundo o major Renato Cintra, da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar, trata-se de um acordo feito em 2011 entre os comerciantes para garantir a lei do silêncio no bairro. “Foi um acordo feito entre a prefeitura, a Abrasel e bares para diminuir a poluição sonora. Não tem nada a ver com violência. Mas os restaurantes ficarão abertos até mais tarde”, disse o major, com o aval do conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), Túlio Montenegro.

O major afirmou que não houve aumento expressivo nos casos de roubo a estabelecimentos comerciais do bairro. A denúncia de alta nos registros foi feita ao Estado de Minas pelo presidente da Associação da Praça Marília de Dirceu e Adjacências (Amalou), Jeferson Rios Domingues. Segundo ele, a média de três ocorrências mensais teria passado para duas por semana, envolvendo pedestres, prédios e os estabelecimentos comerciais.

Segundo o major, neste trimestre, foram três ocorrências com os estabelecimentos comerciais: um arrastão envolvendo os clientes de um restaurante japonês, outro assalto a um restaurante e o roubo a um cliente. “Em um deles, os assaltantes levaram o relógio de um cliente que estava sentado numa mesa na calçada.” De acordo com o major, o número de ocorrência está dentro da normalidade, embora ele tenha dito que, no primeiro trimestre do ano passado, não foi registrada nenhuma ocorrência. A PM não informou as estatísticas acerca de assaltos a pedestres e clientes que frequentam a região.

O major Cintra e o conselheiro da Abrasel, no entanto, confirmaram a criação de grupo de WhatsApp entre os proprietários dos estabelecimentos como medida para ajudar na segurança da região. Segundo eles, trata-se de uma medida preventiva. Até o momento, participam 20 donos de bares e restaurantes. Também há outros dois grupos de WhatsApp, um com 167 moradores e o outro com 93. “O próprio mercado regula o horário de trabalho dos estabelecimentos”, afirmou Túlio.

Para ele, a informação do aumento de violência sem que tenha sido verificado é uma propaganda negativa para os bares e restaurantes. A polícia informou que a segurança em Lourdes é feita por cinco viaturas que circulam na região por 24 horas, cinco motos que fazem o patrulha a partir das 16h e dois policiais a pé, quando necessário. O major informou ainda que, no primeiro trimestre do ano passado, foram 636 operações no bairro, número que passou para 1.095 neste trimestre.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)