(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bares e restaurantes de Lourdes vão fechar mais cedo por causa de assaltos

Um grupo em um aplicativo de celular foi criado para facilitar o contato entre os empresários e a polícia em caso de crimes. Viatura da PM vai fazer rondas na região


postado em 06/04/2016 11:42 / atualizado em 06/04/2016 12:34

Medida será tomada por causa do aumento da violência no bairro(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Medida será tomada por causa do aumento da violência no bairro (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

O aumento no número de assaltos vem assustando moradores e comerciantes do Bairro Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Para tentar frear a violência, bares e restaurantes vão fechar mais cedo. Um grupo em um aplicativo de celular foi criado para facilitar o contato entre os empresários e a polícia em caso de crimes. A Polícia Militar (PM) também disponibilizou uma viatura para fazer rondas pelo bairro.

Os constantes assaltos fizeram  moradores e comerciantes se reunirem com a a PM nessa terça-feira. “Nós tínhamos uma média de duas a três ocorrências por mês. Agora, estamos tendo assaltos duas vezes por semana. As vítimas são pedestres, prédios e comércio, como bares e restaurantes”, explica Jeferson Rios Domingues, presidente da Associação da Praça Marília de Dirceu e Adjacências (Amalou).

Uma das medidas solicitadas pelos comerciantes foi a criação de um grupo de WhatsApp para facilitar o contato, nos mesmos moldes que acontece na região da Savassi. “Isso vai se juntar aos rádios comunicadores que temos espalhados por prédios e comércio da região. Assim que tiver alguém suspeito ou acontecer um roubo, podemos passar as características para a polícia”, afirma Jeferson Rios.

Os comerciantes também vão adotar um novo horário de trabalho. O fechamento dosbares e restaurantes durante a semana será feito até 23h30. Já nos finais de semana, será até 1h. “Notamos que depois das 23h30 a situação fica muito vulnerável, tanto para pedestres, quanto para o comércio. Por isso, grande parte acatou essa sugestão”, comentou o presidente da Amalou. “Tudo que a gente faz para segurança é pouco, porque o assaltante fica 24 horas planejando atacar os estabelecimentos, enquanto a gente fica esse tempo cuidando da família ou trabalhando”, completou.

A PM confirmou o aumento da violência na região em março. Por isso, também vem tomando medidas para diminuir o número de assaltos. “O Lourdes teve um pico de criminalidade considerável. Afim de evitar o impacto negativo, tivemos reunião com comerciantes, que foram os principais alvos dos criminosos”, afirma o tenente Marcos José Jacó, comandante do setor Lourdes. Para ele, a criação de um grupo de aplicativo vai ajudar no atendimento das ocorrências. “Já tínhamos um grupo voltado para os moradores e estamos estendendo aos comerciantes, já que estava dando certo”, disse. Segundo o tenente, outra medida será uma viatura da Patrulha de Prevenção Ativa para fazer rondas constantes pelo bairro.

O Bairro Lourdes não é o único que vem sofrendo com a violência. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) na última sexta-feira mostram um aumento de 40,6% no número de roubos na capital mineira nos primeiros dois meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 8.230 roubos, contra 5.852 casos em janeiro e fevereiro de 2015. A média é de 137,1 roubos por dia, o que corresponde a um roubo a cada 10 minutos.

Em Minas Gerais, foi registrado um aumento de 32,1% em relação ao mesmo período de 2015. As polícias Civil e Militar registraram 21.808 assaltos, o que corresponde um crime desta modalidade a cada quatro minutos no estado. Somente a capital mineira, teve participação em 37,7% do total de registros de Minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)