(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Civil conclui inquérito que investiga as causas do rompimento de barragem em Mariana

Nesta etapa da investigação, foram apurados os homicídios, delitos de perigo comum e contra a saúde pública. Os resultados serão divulgados nesta terça-feira


postado em 22/02/2016 18:07 / atualizado em 22/02/2016 22:07

Tragédia deixou 17 mortos e duas pessoas desaparecidas(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Tragédia deixou 17 mortos e duas pessoas desaparecidas (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O inquérito aberto pela Polícia Civil para apurar as causas do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana na Região Central de Minas Gerais, foi concluído nesta segunda-feira. A tragédia, considerada a maior do país, deixou 17 mortes, dois desaparecidos, e 725 pessoas desabrigadas. Nesta etapa da investigação, foram apurados os homicídios, delitos de perigo comum e contra a saúde pública. Os resultados serão divulgados nesta terça-feira durante entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A conclusão das investigações sobre a tragédia foi adiada por três vezes a pedido da Polícia Civil. O primeiro inquérito foi aberto em 6 de novembro, um dia depois do rompimento da barragem. Por causa da complexidade das investigações, o inquérito foi desmembrado. O segundo procedimento apura os crimes ambientais e licenciamentos da barragem. O prazo para a conclusão é até 12 de março.

O resultado das investigações não foi informado pela Polícia Civil. Nesta terça-feira, a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada Andrea Vacchiano, o delegado regional de Ouro Preto e responsável pelo inquérito, Rodrigo Bustamante, e o perito criminal Otávio Guerra, responsável pelo laudo técnico da causa do rompimento, vão apresentar os detalhes, às 14h30, na ALMG.

A tragédia também é investigada pela Polícia Federal (PF). No fim do mês passado, o Estado de Minas revelou, com exclusividade, que o relatório da PF aponta "dolo eventual" - quando se assume o risco, mesmo sem intenção de que o crime aconteça - da Samarco, proprietária da barragem, na tragédia de Mariana. A polícia já responsabilizou seis funcionários da mineradora, incluindo o presidente afastado, Ricardo Vescovi.

As apurações estão em curso. Na última semana, equipes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em escritórios da empresa Samarco, dona da Barragem do Fundão. A ação ocorreu em Mariana, em Anchieta, no Espírito Santo, e na casa de um engenheiro da empresa. As buscas fazem parte do inquérito que investiga os danos ambientais causados pelo rompimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)