(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Publicado decreto da PBH sobre desapropriação do Iate


postado em 16/02/2016 09:22 / atualizado em 16/02/2016 10:08

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial do Município, o decreto que trata da desapropriação do Iate Tênis Clube. A decisão, anunciada ontem durante entrevista coletiva, atende uma das exigências da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para conceder à Pampulha título de Patrimônio Mundial.

Um anexo construído pelo clube na década de 1970 é o principal entrave para que o conjunto arquitetônico da Pampulha receba reconhecimento da Unesco. A área destoa dos bens culturais projetadas por Oscar Niemeyer, com trabalhos de paisagismo de Burle Marx e painéis de Cândido Portinari.

Conforme o decreto, desapropriação permite que a prefeitura faça intervenções no clube que são exigidas para a restituição da visibilidade do conjunto da Pampulha. A área do Iate tem cerca de 23,5 mil metros quadrados e fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, Bairro São Luiz.

Além da demolição do puxadinho, outras duas determinações do Icomos, órgão consultivo que auxilia a Unesco no julgamento da candidatura ao título de patrimônio, foram atendidas no plano de tombamento.

Duas praças, a Alberto Dalva Simão (entre a Casa de Baile e a estátua de Iemanjá) e a Dino Barbieri (em frente à Igrejinha da Pampulha), terão que recuperar o projeto de paisagismo original de Burle Marx.

A última acabou de ser reformada e terá de passar por obras novamente. “Foi feito de maneira equivocado”, avalia a arquiteta presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil de Minas Gerais (IAB-MG), Rose Guedes.

Com informações de Daniel Camargos


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)