(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após inundação, moradores contabilizam perdas e comércio fecha as portas em Ferros

Enchente deixou bairros das cidade debaixo d'água e parte está com o fornecimento de água comprometido. Prefeitura decretou estado de calamidade pública


postado em 21/01/2016 13:43 / atualizado em 21/01/2016 19:53

Ver galeria . 10 Fotos Cerca de 600 moradores estão desalojados e alguns distritos estão sem comunicaçãoCorpo de Bombeiros/Divulgação
Cerca de 600 moradores estão desalojados e alguns distritos estão sem comunicação (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )
A quinta-feira é de limpeza na cidade de Ferros, na Região Central de Minas, depois da enchente que deixou um rastro de destruição na cidade. Os estragos já podem ser vistos na entrada, com queda de barreira na estrada vicinal que dá acesso ao município.

Segundo o prefeito Carlos Castilho Lage, o comércio está fechado hoje em função da limpeza e dos prejuízos. Ele mora ao lado da ponte de pedestres que foi levada pela enxurrada e teve o imóvel afetado pela lama.

Emocionado, o prefeito viu de perto o que foi provocado pela chuva o o disse nunca ter testemunhado algo igual desde 1979, quando uma outra grande enchente atingiu a cidade.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil realizam vistoria nos seis distritos da cidade atingidos pela cheia do Rio Santo Antônio na quarta-feira. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Elísio de Oliveira, todos os acessos às localidades estão comprometidos em razão da chuva dos últimos dia e moradores não conseguem chegar à cidade.

De acordo ainda com Oliveira, cerca de 600 pessoas estão desabrigadas e 140 famílias foram afetadas pela enchente somente no perímetro urbano. Elas foram levadas para hotéis e escolas da rede pública. Cerca de 20 moradores ficaram levemente feridos.

O secretário informou ainda que o nível do curso d'água subiu cerca de 10 metros e a água invadiu algumas casas em bairros da parte baixa da cidade. Moradores estão sem água na Avenida Amir Soares Carvalho por conta dos danos na rede de abastecimento

"O rio começou a encher a partir das duas da manhã de quarta-feira e o pico da enchente foi às 14h. A cidade, com cerca de 10 mil habitantes, está parada. A destruição material foi imensa e teve gente que perdeu tudo que tinha em casa", descreveu o secretário. Quatro residências foram totalmente destruídas e outras 15 estão com a estrutura comprometida.

Além da ponte estaiada usada por pedestres, a enchente abalou e estrutura de outra, de concreto, que serve para passagem de veículos. Somente ambulâncias e carros de resgate podem trafegar no local.

Oliveira informou ainda que uma escola municipal de educação infantil está com rachaduras nas paredes e parte do telhado está danificada. Uma creche teve material escolar, alimentos e equipamentos levados pela enchente.

A prefeitura decretou estado de calamidade pública e um comitê de crise foi formado para avaliar a situação do município. "A nossa prioridade é salvar vidas", disse Oliveira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)