(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apesar de não chover desde sexta, cidade alaga no Sul de Minas

De acordo com os bombeiros, nível da água subiu quatro centímetros a cada hora em São Lourenço


postado em 17/01/2016 10:53 / atualizado em 17/01/2016 12:59

No mercado municipal comerciantes foram avisados e conseguiram salvar produtos(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
No mercado municipal comerciantes foram avisados e conseguiram salvar produtos (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)


São Lourenço, no Sul de Minas, vive uma situação curiosa. Apesar de a última chuva ter sido registrada na sexta-feira, há, desde esta madrugada, vários pontos de alagamento, principalmente nas áreas mais baixas, o que obriga os moradores a deixar suas casas. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a situação se explica com o alto índice pluviométrico em Itanhandu e Itamonte, que fez o Rio Verde transbordar.

Os comerciantes do Mercado Municipal foram avisados ontem sobre a possibilidade de alagamento e tiveram tempo para deixar as mercadorias suspensas. Por volta das 8h30, a água começou a subir e atingiu a marca de 10 cm. “Estamos esperando a Defesa Civil para receber as orientações. A expectativa é de que a água diminua logo”, disse Odair Francisco, de 43 anos, dono de uma loja de chás e temperos. Por sorte, não houve perda de produtos, mas é provável que os comerciantes tenham prejuízo por não conseguir atender os clientes, já que domingo é um dia de bastante movimento no mercado.

Os bombeiros monitoram a situação desde a meia noite e informam que a água barrenta está subindo 4 cm por hora. Até o momento, ela chegou a pouco mais de 1 metro. Moradores de áreas de risco são retirados das casas em barcos da corporação. Muitos já estão ilhados. Onde é possível, a ajuda chega por viaturas. O risco maior é de afogamento. As pessoas são encaminhadas para casas de parentes ou abrigos da prefeitura.

Para viabilizar o resgate, foi preciso convocar militares que estavam de folga, além de equipes da Defesa Civil e da administração municipal. O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou o número de moradores e a lista de bairros atingidos pela cheia do Rio Verde.

A previsão para hoje é de 5 mm de chuva, mas até agora o tempo está limpo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)